Logotipo

“Contra” tudo e todos

by Flávio Henrique on 08/07/2009

Encontrei um texto no recente blogue do Cabo Heronides da PMRN elecando cinco motivos para não ser policial militar, depois descobri que ele foi publicado originalmente no excelente Capitão Mano de Sergipe, responsável por desencadear o movimento mais inteligente já realizado nas PPMM de todo o Brasil. Por que estou comentando aqui? Primeiro por me identificar com o desabafo do colega anônimo e acredito que a maioria dos policiais militares também concordarão com a opinião do autor. Segundo, porque tenho certeza de que o criador da obra gostará de ver seu trabalho espalhado pelo mundo virtual. Aos preguiçosos faço um resumo (pequeno mesmo!) do que irão encontrar AQUI.

O artigo é um desabafo bem humorado da relação conflitante entre os policiais militares e – na visão do autor – seus principais “calos”. São eles: o militarismo (devido ao rigor na hierarquia e disciplina), o povo (sempre inconstante); a justiça (nem tão justa com os policiais); os direitos humanos (famosos no Brasil por defenderem principalmente os que dão trabalho à polícia, enquanto que o contrário não é muito comum); e por último, a valorização (afinal, não é novidade que os nossos rendimentos não são proporcionais ao trabalho que desempenhamos).

Então, o que está esperando? Clique no link, leia o texto na íntegra e volte aqui para deixar sua opinião e me diga se temos ou não razão em protestar.

Depois de ler esses motivos alguém pode perguntar: por que ainda insistimos nessa profissão? A resposta é subjetiva (cada um tem suas razões), mas certa vez consegui resumir o meu ponto de vista ao escrever que “polícia é como um vírus sem vacina: quem se contamina nunca mais ficará imune. O que significa que dificilmente você irá querer outra profissão“.

Posts Relacionados

{ 13 comments… read them below or add one }

1 Eduardo 9 July, 2009 at 9:02 AM

Razão UM:
->”O militar tem dois fardos a carregar, a hierarquia e a disciplina”. Discordo RADICALMENTE. O militar DEVE seguir a disciplina e a hierarquia SIM. Se isto acontece em uma empresa particular, porque não deveria ocorrer entre os militares que são a democracia em pessoa, que são os responsáveis por fazer a lei ser cumprida? Quanto ao resto, o polícial agindo estritamente dentro da forma que a lei lhe autoriza, não haverá meios legais de puni-lo. O policial não deve ir além de suas sandálias para fazer a lei ser cumprida e é ai que mora o problema. Vejo com certa frequencia que os policiais se acham acima da lei para fazer a lei ser cumprida e não é por ai que a coisa funciona. Por melhor que possa ser a intenção, isto vai beneficiar APENAS o acusado.

Razão DOIS:
-> “À polícia cabe a ação. E, se ela não age, erra pois foi chamada para agir e, se não ia fazer nada, para que foi até lá(?)”. Sim, se ela foi chamada para agir e não apreceu foi omissa. Não vejo erro neste sentido.
“se age, erra também porque exagera”. Se exagera na ação sim, ela foi além do que a lei lhe permite fazer, logo, esta errada. Se age estritamente dentro da lei, dane-se o povo reclamar, agiu legalmente e esta é a obrigação da instituição policial. Se agiu fora da lei, bem, deve ser punida mais severamente até do que um civil, visto que a polícia é a autoridade constituida e desta forma, de maior responsabilidade.

Razão TRÊS:
-> Neste ponto eu concordo visto que temos leis muito brandas e uma justiça muito lenta. Mas lei e os políticos são reflexos do povo, refletem EXATAMENTE o que o povo quer, manifestado através do voto.
“Há muito, a polícia não tem o respeito da população” sabe qual é a origem disto? Quase todos os dias vemos policiais sendo preso, muitos cidadãos são extorquidos pela polícia, uma amiga minha teve de dar R$ 1.000 para um policial que jogou drogas dentro do carro dela e vários outros amigos passaram pela mesma situação… São todos os políciais assim? NÃO. O problema é que a polícia é a democracia de farda, é a lei em pessoa, é a pessoa que tem a obrigação de fazer a lei ser cumprida e respeitada… e se ela esta corrompida, como eu posso confiar nela?

Razão QUATRO:
-> Concordo. No Brasil um grave problema chama-se direitos humanos, que NUNCA aparecem quando a vítima é um cidadão ou um militar.

Razão CINCO:
-> O problema do salário… Vou dizer algo que certamente muitos, senão todos os militares e servidores públicos não vão gostar, mas ai vai… Ao fazer um concurso público, TODOS sabem qual o salário que vão receber e ai estão por VONTADE PRÓPRIA. NENHUM concursado descobriu o salário depois de contratado e mesmo que assim o fosse, não são obrigados a permanecer no emprego. Veja, isto não quer dizer que eu concordo com o salário que o polícial recebe, mas o baixo salário também não explica e sequer justifica absolutamente NENHUM desvio de conduta que o militar venha a ter. É duro ler isto? Sim, mas é a verdade. Estão no serviço público, como civíl ou militar, por opção própria e não por imposição.

2 sd silva 9 July, 2009 at 5:25 PM

UTOPIA

Uma vez eu sonhei que era um policial e trabalha em uma cidade muito linda e arborizada, a cidade tinha grandes indústrias, mas o comercio era sua principal vocação. A população de uma forma geral vivia muito bem, não havia pessoas morando nas ruas,não se via pessoas pedindo esmolas, após ás 22h qualquer crinça encontrada sozinha, deveria ser encaminhada ao conselho tutelar da cidade e seus pais teriam que receber uma notificação e consequente orientação….nessa cidade todas as escolas publicas eram adotadas pelas empresas estabelecidas, um grande banco adotou 3 escolas, reformou,informatizou, custeou parte dos cursos de aperfeiçoamento dos professores,e implementou alguns cursos profissionalizantes, para jovens que precisavam trabalhar, basicamente, a prefeitura era responsável apenas pelo salário dos professores e a merenda, pois até as mesas e cadeiras eram custeadas pelo banco e isso pasmem!!! não era um projeto com tempo determinado para acabar, essa parceria já existia há mais de 20 anos, ( eu já tinha ouvido falar em responsabilidade social, largamente noticiado na imprensa pelas grandes empresas, mas só vim descobrir o que era isso nesta cidade..)como se não bastasse o banco ainda avaliava os resultados obtidos ao longo do ano letivo e premiava os professores com uma gratificaçao extra. Nessa cidade o chefe de policia, ou era nascido na cidade ou, precisava ter no mínimo 3 anos de efetivo trabalho, conhecer os detalhes da rotina de seus moradores, economia, administração e principalmente sua geografia, antes de assumir esse posto ele precisava fazer um curso intensivo para conhecer os projetos de segurança pública em funcionamento e, os que precisavam ser implementados. O chefe de policia respondia diretamente ao prefeito e ao conselho de segurança formado por pessoas comuns com grande conhecimento na área de segurança pública e profissionais com larga experiencia na atividade policial.O prefeito por sua vez, tinha uma equipe responsável por avaliar esses resultados e manter o chefe estadual de policia informado sobre os indices de criminalidade, assim como outras informaçoes pertinentes a atividade policial e segurança do cidadão, e pensar que a menos de 10 anos o chefe estadual de policia trocava o chefe municipal sem critério algum!!! Aliás existia um “comandante” para chefiar a policia que em alguns casos, tinha jurisdição em mais de 5 municipios, como esse pessoal conseguia essa proeza!! incrível!!pensava eu. Pude sentir orgulho de ostentar a farda de policial, quando ao sair de casa meus vizinhos me olhavam com respeito e admiração, me dedicava exclusivamente ao trabalho policial, pois a PERJ. tinha implantado um projeto de valorização de todo o seu efetivo, desmilitarizando,profissionalizando e utilizando os mais modernos métodos de administração, assim como fazendo parcerias público-privadas com os mais diversos setores da sociedade, descobriu-se enfim que todos perdem quando apenas o governo se empenha no combate a criminalidade,as grandes empresas tinham-se mobilizado para atuar no front social, o que trouxe ótimos resultados, quando as metas propostas pelo conselho de segurança eram atingidas durante o ano anterior, todo o efetivo da PERJ que trabalhava na cidade recebia mais 30% do seu salário como gratificação ( 10% estado, 10% prefeitura, 10% iniciativa privada) todas essas conquistas foram feitas por um governador que começou a tratar a questão da educação e segurança publica como uma ” questão” de estado e não como questoes de conveniencias politicas ou pessoais, talvez ele já tenha sido “crucificado” mas enfim acordei!!!! voltei pra minha PMERJ.. A vida continua…. mas… parafraseando Hitler…. “Precisamos de um homem no poder que seja forte e que não tenha medo do matraquear das metralhadoras” Obs Não tenho nenhuma admiração por Hitler,mas ao ler sua biografia, vi essa frase que se aplica perfeitamente aqui no estado, precisamos de um governador disposto a fazer história e que não tenha medo dessa quadrilha que está a décadas ditando o rumo da segurança pública do Rio de janeiro…e caminhando pro abismo é claro…

3 Flávio Henrique 10 July, 2009 at 12:07 PM

@Eduardo Em todo o setor existe hierarquia e disciplina, o autor não defende uma “anarquia”. Acho que você não é militar – talvez por isso não tenha entendido a ironia no texto – mas os regulamentos disciplinares (RDPM) excessivamente rígidos estão longe da perfeição e não é raro que superiores hierárquicos os utilizem para fins escusos, na tentativa de perseguir e/ou oprimir seus subordinados, sem falar na formação profissional inadequada onde a maior parte do tempo do treinamento é gasto com faxina e ordem unida. A discussão é ampla e não é a toa que hoje em dia um dos assuntos em pauta para a melhoria da segurança pública seja justamente a desmilitarização da polícia.

Na segunda razão novamente o autor foi irônico. Muitas vezes, mesmo agindo dentro da Lei, a acão policial é criticada por pessoas que desconhecem as técnicas utilizadas e questionam o uso da força da polícia.

Razão três: o policial faz parte da sociedade e é oriundo dela. A corrupção – infezlimente – está enraizada no país. É de se lamentar, mas juntamente com os políticos que tanto criticamos por seus escândalos, os policiais corruptos fazem parte de uma grande parcela da população brasileira que para desviar sua conduta basta apenas a oportunidade.

Os direitos humanos são uma grande conquista e – como policial e cidadão – também sou defensor desses direitos. No entanto, no Brasil existe um problema que muitas vezes invertem seus valores. Não é difícil encontrar nos jornais ações elaboradas pelos órgãos defensores dos DDHH irem de encontro ao anseio da maioria da população e passar a imagem de uma polícia opressora e anti-democrática, talvez isso ainda seja resquício da ditadura…

Por último a melhor parte: dinheiro. É claro que ao ingressar na polícia o sujeito sabe qual será sua renda, embora não concorde com ela. Baixos salários não justificam desvios de conduta (fossem assim, juízes, promotores, políticos não cometeriam “deslizes), entretanto nada impede que a categoria busque por melhorias tanto nas condições de trabalho como também na remuneração. Já pensou se todos tivessem esse pensamento comodista? O serviço público estaria condenado à estagnação.

No mais, valeu pela interação. É isso que precisamos para melhorar. Discutir (e muito) sobre segurança pública, polícia… Enfim, somente com muitos debates 9e ações) conseguiremos melhorar a situação.

4 Eduardo 10 July, 2009 at 1:59 PM

Conforme escrevi, a polícia agindo dentro da lei, largue o povo reclamar. A polícia agiu conforme o previsto na lei então esta dentro da lei e portanto, certa. Melhor, chamem a imprensa e exponham o caso dizendo o que fizeram e que estavam dentro da lei da forma com a qual agiram.

“Razão três: o policial faz parte da sociedade e é oriundo dela. A corrupção – infezlimente – está enraizada no país.”
-> NÃO… Esta na pessoa e não no país. Isto soa quase que como uma justificativa para os desmandos da polícia.

“É de se lamentar, mas juntamente com os políticos que tanto criticamos por seus escândalos, os policiais corruptos fazem parte de uma grande parcela da população brasileira que para desviar sua conduta basta apenas a oportunidade”
-> Concordo que o brasileiro podendo levar vantagem, vai querer… Isto é o que trona o Brasil o que é. A diferença entre o cidadão comum (incluindo o político) e o policial, é que o polícial é o agente legal autorizado a fazer o uso da força inclusive. Assim, o policial corrompido é infinitamente pior que o cidadão. Mas ambos são péssimos para o país.

“Os direitos humanos são uma grande conquista e – como policial e cidadão – também sou defensor desses direitos”
-> Direitos humanos? Não os reconheço. O que reconhço são as leis democraticamente constituidas e é a ela que devemos seguir. Se a lei é desumana com marginal (que não é o caso do Brasil), que se mude a lei. As cadeias do Brasil são um nojo, porque não brigam para que se construa mais cadeias ao invés de brigar para que soltem os presos?

“entretanto nada impede que a categoria busque por melhorias tanto nas condições de trabalho como também na remuneração.”
-> Sim, sem dúvida nenhuma é justissimo que busquem melhoria salarial sim. O que não aceito do policial ou qualquer funcionário público façam greve. OK, eu sei que é facultado isto e respeito, mas sou contra. O funcionário público não pode ser demitido, já vi paralização de meses e depois voltarem ao trabalho como se nada tivesse acontecido e isto não é justo com a população que lhe paga o salário e não teve o trabalho deles, que eles escolheram com o salário proposto previamente. O funcionalismo público quando faz greve pega o povo como bucha de canhão para uma causa particular e algumas vezes política. Se quiserem manifestar, beleza, que o façam em horário de folga como cidadão e não como funcionário público. SP quando houve a greve da polícia, eles foram às ruas ARMADOS e as exibindo em punho. Isto para mim é inadimissível, inaceitável e intolerável. Se uns dois mais esquentadinhos decidissem por puxar o gatilho teria ocorrido uma carnificina descomunal no centro da maior cidade da américa latina e promovido por aqueles que deveriam proteger a população. Além disto, com a polícia em greve, quem eu chamo se estiver sendo sequestrado ou se estiver ocorrendo um crime? Se houver um acidente, como eu vou procurar o hospital público se ele esta em greve? em um país sério, as vezes olhamos uma pessoa e pensamos “nossa, ele deve ser bandido” ou “com esta cara, deve estar escondendo alguma coisa grave” mas a polícia é uma instituição respeitada acima de tudo. No Brasil, quando paro em uma blitz acabo por ficar preocupado se o policial vai fazer o trabalho dele ou jogar maconha no meu carro para me extorquir. Ai é complicado né

“Já pensou se todos tivessem esse pensamento comodista? O serviço público estaria condenado à estagnação”
-> A estagnação que se refere, sem dúvidas, é a salarial. Tem a estabilidade do emprego, muitos sequer batem ponto e recebem, o reajuste anual vem independente da qualidade do serviço prestado ou mesmo da presença no trabalho… Melhor que isto? A iniciativa privada esta ai para isto, paga-se muito mais do que no funcionalismo público. Mas precisa comparecer diariamente, bater ponto, mostrar trabalho, qualidade, produtividade… Alias, honestamente pode-se ficar muito naus rico na iniciativa privada do que na iniciativa pública. Porque não trocar então?

5 The Punisher 10 July, 2009 at 6:19 PM

Lá, deixei o seguinte comentário:

“Isso é reflexo de nossa cultura existencial (Brasil). Aqui, a origem do militarismo sempre esteve relacionada a defesa do patrimônio da elite. Isso é visceral…
Agora, veja o exemplo de um país com origem diferente, como os EUA, por exemplo. Lá, o policial (“COP”) é SUPERVALORIZADO e a LEI O DEFENDE COM UNHAS E DENTES!

Façamos o seguinte experimento:

Pede para alguém daqui ir lá nos EUA e dar um “empurrão” no “COP” ou xingá-lo de “fucker mother” em meio ao público e veja o que acontece com esse sujeito…

Depois, tente convencê-los que isso era apenas um teste e que aqui no Brasil, isso acontece com frequência, diariamente… :-)”

6 Manoel Wilson - PMPI 11 July, 2009 at 10:48 PM

As razões estão claramente demonstrando a realidade de nosso serviço. A PM sempre estará “cerceando o direito de alguém” em favor de uma bem maior – O Estado.
No entanto, só sabe o significado destas cinco razões aquele que estar no dia-a-dia com o pé no coturno, no asfalto e dentro de uma vtr, que sofre com as altíssimas dose de adrenalina que recebe ao ser chamado para uma ocorrência.

7 Pedro doido 13 July, 2009 at 12:24 PM

Excelente post! Irei procurar meus comentários sobre o mesmo no meio do espaço virtual, visto que já comentei umas 10 vezes sobre o mesmo assunto e não irei deixar de lado um ctrl C e um crtl V ! hehehe

Parabéns pelo blog!

8 Luiz Augusto 13 July, 2009 at 2:16 PM

Capitão Assumção – Defende os Militares estaduais contra o governo Hartung
Deputado Capitão Assumção (PSBES), Fala sobre criminalidade no Espírito Santo. Segundo ele, o estado atingiu a marca 1004 mortes no primeiro semestre do ano de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=iFOVoZmNJCs

Capitão Assumção – Condena prisão ilegal de Cb da PM do Rio de Janeiro.

Deputado Capitão Assumção defende militares do rio de janeiro contra a conduta inconstitucional de Comandante. Segundo o Deputado, alguns instrutores dizem que os policiais estão sendo bem formados, ditos como policia de proximidade, mas não é bem assim que realmente acontece e na realidade os militares estão sendo massacrados, dentro das academias que são apelidadas como “ilhas da fantasia”.

http://www.youtube.com/watch?v=K0VfFCk3DUQ

http://www.youtube.com/watch?v=QClyP-E4K6k

9 manique 24 September, 2009 at 1:44 PM

Que mala esse tal do eduardo, em, o cara é metido a sabichão, deve ser um desses moralistas de cueca cacaga, que se acha sr da razão, nunca atendeu uma ocrrencia, se tivesse não seria tão metido assim.

10 Sales 23 October, 2009 at 11:31 AM

Major Oderlei dos Santos é exonerado do cargo de Relações Públicas da PMRJ pela Rede Globo.

Enquanto a Polícia e o Policial, não tiverem autonomia para trabalhar, continuaremos vendo este tipo de noticia.

O Major Oderlei, nada mais fez do que cumprir com sua obrigação e ainda mais cumpriu seu dever com a maior isenção possível.

Não poderia ser de outra forma, mesmo porque, em atenção aos repórteres da Rede Globo, que querem sempre induzir as respostas com má fé e de acordo com o pensamento da emissora ou mesmo da classe daqueles ou ainda para defenderem o direito de terceiros que os beneficiem. Incluindo o interesse dos funcionários que fazem parte da tal rede.

Em momento algum o Major defendeu os policiais que provavelmente incorreram no desvio de conduta.

Nunca vi nenhum Policial Militar, com tanta correção no que disse, se expressar coerentemente e dentro do que diz a lei.

Se agisse ou falasse de outra forma, estaria pré-julgando os que participaram da ocorrência. Dando, ai sim, a chance de defesa ainda maior aos policias e aos advogados deles. Sendo que, estaria expressando (no caso de acusá-los como culpados) esboçando opinião particular ou da corporação no que diz respeito ao mérito de futuro processo legal. Sedo as imagens que ali passavam (EDITADAS PELA REDE DE TV) não faziam parte de processo legal nenhum. Além disso, nem foram estudas, analisadas prudentemente.

As provas que ainda não foram apensadas tempestivamente a um processo legal, não existem na forma da Lei. Quem viu a reportagem, pôde ver notadamente que as imagens eram EDITADAS PELA REDE GLOBO, que as imagens não foram exibidas sem cortes.

Em nenhum momento o Major “advogou” a favor de ninguém, sendo mais uma vítima da Rede Globo, como muitas outras pessoas que tiveram a vida destruída por causa da imprensa. As vidas destruídas jamais serão recompostas, jamais serão recuperadas.

A Polícia não pode ficar à mercê do governo, de políticos que não têm o menor escrúpulo e que vivem à sombra da mídia. Como exemplo, esse caso mesmo serve.

Não sou Policial Militar, não tenho uma procuração para defender o Major Oderlei, mas como cidadão deste país, “democrático”, senti o dever de expressar meu sentimento com relação a mais essa injustiça.

Deveria ser exonerado, quem colocou o Major em tal cargo. Realmente acho que o Major não serve para esse cargo (pessoas corretas, de cultura, impessoais e verdadeiras, honestas) não se dão bem nele.

Deveria o Major ser promovido a Coronel e ser nomeado (não há concurso para o cargo) Comandante Geral da PMRJ.

Mas quem manda na Policia é O GOVERNADOR (POLÍTICO). É muito fácil percebemos que a Polícia precisa de autonomia. Se esse último cometesse um crime, quem iria investiga-lo? Sendo que podem ser transferidos, removidos, perseguidos, reprimidos, oprimidos pelo Governo.

Como exemplo podemos citar outra aberração do estado DEMOCRÁTICO DE DIREITO que vivemos. O mesmo GOVERDO que aplica MULTAS É BENEFICIÁRIO DO DINHEIRO DAS MESMAS, gerando assim uma fabrica de multas e arrecadação de dinheiro que não sabemos para onde vai. Esse dinheiro deveria ser revertido a instituições como as de crianças com CÂNCER, aos asilos de IDOSOS, e outras que necessitem desse dinheiro.

Major Oderlei, parabéns ao seu serviço e correção, o Sr. É um verdadeiro patriota.

Por Sales.

11 Sales 23 October, 2009 at 1:07 PM

Sales
outubro 23rd, 2009 at 14:58 · Reply
Major Oderlei dos Santos é exonerado do cargo de Relações Públicas da PMRJ pela Rede Globo.

Enquanto a Polícia e o Policial, não tiverem autonomia para trabalhar, continuaremos vendo este tipo de noticia.

O Major Oderlei, nada mais fez do que cumprir com sua obrigação e ainda mais cumpriu seu dever com a maior isenção possível.

Não poderia ser de outra forma, mesmo porque, em atenção aos repórteres da Rede Globo, que querem sempre induzir as respostas com má fé e de acordo com o pensamento da emissora ou mesmo da classe daqueles ou ainda para defenderem o direito de terceiros que os beneficiem. Incluindo o interesse dos funcionários que fazem parte da tal rede.

Em momento algum o Major defendeu os policiais que provavelmente incorreram no desvio de conduta.

Nunca vi nenhum Policial Militar, com tanta correção no que disse, se expressar coerentemente e dentro do que diz a lei.

Se agisse ou falasse de outra forma, estaria pré-julgando os que participaram da ocorrência. Dando, ai sim, a chance de defesa ainda maior aos policias e aos advogados deles. Sendo que, estaria expressando (no caso de acusá-los como culpados) esboçando opinião particular ou da corporação no que diz respeito ao mérito de futuro processo legal. Sedo as imagens que ali passavam (EDITADAS PELA REDE DE TV) não faziam parte de processo legal nenhum. Além disso, nem foram estudas, analisadas prudentemente.

As provas que ainda não foram apensadas tempestivamente a um processo legal, não existem na forma da Lei. Quem viu a reportagem, pôde ver notadamente que as imagens eram EDITADAS PELA REDE GLOBO, que as imagens não foram exibidas sem cortes.

Em nenhum momento o Major “advogou” a favor de ninguém, sendo mais uma vítima da Rede Globo, como muitas outras pessoas que tiveram a vida destruída por causa da imprensa. As vidas destruídas jamais serão recompostas, jamais serão recuperadas.

A Polícia não pode ficar à mercê do governo, de políticos que não têm o menor escrúpulo e que vivem à sombra da mídia. Como exemplo, esse caso mesmo serve.

Não sou Policial Militar, não tenho uma procuração para defender o Major Oderlei, mas como cidadão deste país, “democrático”, senti o dever de expressar meu sentimento com relação a mais essa injustiça.

Deveria ser exonerado, quem colocou o Major em tal cargo. Realmente acho que o Major não serve para esse cargo (pessoas corretas, de cultura, impessoais e verdadeiras, honestas) não se dão bem nele.

Deveria o Major ser promovido a Coronel e ser nomeado (não há concurso para o cargo) Comandante Geral da PMRJ.

Mas quem manda na Policia é O GOVERNADOR (POLÍTICO). É muito fácil percebemos que a Polícia precisa de autonomia. Se esse último cometesse um crime, quem iria investiga-lo? Sendo que podem ser transferidos, removidos, perseguidos, reprimidos, oprimidos pelo Governo.

Como exemplo podemos citar outra aberração do estado DEMOCRÁTICO DE DIREITO que vivemos. O mesmo GOVERDO que aplica MULTAS É BENEFICIÁRIO DO DINHEIRO DAS MESMAS, gerando assim uma fabrica de multas e arrecadação de dinheiro que não sabemos para onde vai. Esse dinheiro deveria ser revertido a instituições como as de crianças com CÂNCER, aos asilos de IDOSOS, e outras que necessitem desse dinheiro.

Major Oderlei, parabéns ao seu serviço e correção, o Sr. É um verdadeiro patriota.

Sales.

Veja também o blog:

http://www.investigadordepolicia.blog.br/archives/9527

12 RENEGADO 18 November, 2009 at 3:05 AM

Sou ex-2ºSgt da PM e trabalhei no SR (Serviço Reservado). Lá eu conheci a verdadeira face da polícia: Impunidade para os oficiais, distorção das informações quando estas envolvem oficiais superiores (principalmente quando estavam ligadas a política) e punição rigorosa para praças. Alguém aqui falou em “democracia” no militarismo ? Quero saber onde você pode comparar a relação de subordinação entre praças e oficiais com a relação entre chefe e funcionários no âmbito civil ? Quem fez essa afirmação sofreu os efeitos da lavagem cerebral que os militares fazer com seus integrantes. Vivo no meio civil há alguns anos já e, seguramente digo que nada existe de comum entre um lado e outro. No militarismo, tudo foi planejedo de modo a beneficiar os oficiais. Na PM de SP, por exemplo, a academia de oficiais foi criada para que os filhos de oficiais também se formassem oficiais. Até hoje circulam rumores de que filhos de oficiais são beneficiados para entrar lá mais facilmente. Eu mesmo passei maus bocados quando trabalhei no policiamento de rua com um tenente que era um verdadeiro retardado mental e que era filho de um tenente coronel. Nunca tive dúvidas de que aquele imbecil foi “colocado” na academia pelo papai.
Em uma certa época o comando da PM teve a cara-de-pau de criar uma nova modalidade de comando chamada COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA, onde cada novo comandante seria responsável por 3 batalhões. Isso só para criar vagas para coronéis.

13 Medicina do Trabalho 10 August, 2010 at 12:34 AM

gostei do post

Leave a Comment

Previous post:

Next post: