Logotipo

Está só começando!

by Flávio Henrique on 14/05/2009

Como uma foca, foi assim que me senti ao chegar no V ENERP. Após me inscrever, entrei em contato com as assessoras de imprensa. Identifiquei-me como colaborador deste espaço, recebi um release e comecei a me ambientar com o local e as pessoas. Caneta e caderneta para anotações importantes (lembrei dos tempos de aluno soldado) e aguardei a abertura do encontro.

Infelizmente a ex-senadora e atual vereadora de Maceió-AL Heloísa Helena não pode comparecer para apresentar sua palestra sobre “Conjuntura nacional e perspectivas para segurança pública” por causa do delicado estado de saúde de sua mãe, que se encontra na UTI. Assim, o primeiro dia ficou restrito a pronunciamentos de lideranças das associações que discutiram e proporam medidas na busca da melhoria na qualidade de vida dos agentes de segurança, principalmente os praças. Além de exaltarem as lutas vencidas, tal qual foi a última paralisação na PM de Roraima.

Entre as questões debatidas, falou-se sobre os direitos dos policiais, a valorização profissional, redução da jornada de trabalho, melhor remuneração, enfim um série de medidas que sem dúvidas contribuirão de maneira salutar para formar uma nova polícia que não se divide entre oficiais e praças e sim uma realidade condizente com a democracia, pautada no respeito aos direitos humanos. E para conquistar isso, a certeza de que o grande passo a ser dado é o da desmilitarização.

E essa discussão promete se estender aos outros dois dias, inclusive as diretrizes decididas nesse encontro serão encaminhadas à Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). É interessante ressaltar, que o ENERP não pretende se limitar apenas às medidas corporativas, como também sugerir políticas de segurança pública que atendam à sociedade como um todo.


Auto-crítica: isso aqui foi apenas um resumo do que aconteceu, apesar de ter se falado muito mais coisas. Na próxima tentarei alguma entrevista e publicar em um curto espaço de tempo (já rabisquei o “tempo real” do outro post).

Obrigado à amiga dos tempos de faculdade e agora jornalista Rebeca Correia que me cedeu algumas fotos registradas por ela.

Posts Relacionados

{ 1 comment… read it below or add one }

1 Michael 21/05/2009 at 2:51 PM

Muito bom saber que as questões que mais preocupam os nossos policiais estão sendo realmente ouvidas e debatidas com seriedade!

Leave a Comment

Previous post:

Next post: