Logotipo

Um olhar geral sobre a Blogosfera Policial

by Alexandre de Sousa on 21/01/2009

Aproveitando que amanhã estarei abordando o assunto Blogosfera Policial na Campus Party, vou continuar com minhas reflexões sobre os blogs policiais…

Semana passada o Bruno Torres encontrou a Enosfera, a blogosfera dos amantes de vinho, e fez uma pequena análise sobre microblogosferas, em especial a enosfera. Achei muito interessante, pois a Blogosfera Policial também é uma microblogosfera. Ontem revisei e atualizei a Grande Lista da Blogosfera Policial 2009. Somos 56 blogs que giram em torno do nicho “Polícia e Segurança Pública”, sem contar os blogs jornalísticos ou de interesse policial. Inspirado no post do Bruno tentarei identificar padrões dentro da blogosfera policial. Seguem minhas impressões:

1. A maioria está no Blogger, serviço de blogs do Google

O Blogger é o mais popular dos blogs, é gratuito e bem fácil de utilizar. Considero o melhor, dos sites que oferecem esse tipo serviço. Só perdem para ferramentas que necessitam de um servidor próprio como o WordPress, que o Diário de um PM utiliza. A facilidade, popularidade e gratuidade do Blogger justificam o fato de a maioria dos blogs policiais serem do Blogger.

Para quem quer extrair o máximo do Blogger recomendo: Blogger Hacks.

2. A maioria não tem domínio próprio

Domínio é o endereço próprio, aquele finalzinho da URL: .com, .net, .com.br, etc. A maioria utiliza o Blogger e o domínio dele: blogspot.com. Acredito que o motivo seja a falta de conhecimento do próprio blogueiro de como fazer um registro de domínio, imaginando que deva ser algo difícil, burocrático ou caro. E não é nenhuma das três coisas. Um domínio próprio inspira mais autoridade e respeito  autoridade para um blog frente aos outros, custa só 30 reais por ano. Vale a pena.

Para quem deseja um domínio próprio, recomendo: Como ter um domínio próprio usando o Blogger

3. A maioria usa temas padrões simples, que já vem no blogspot

Os temas (ou templates, ou layouts) dos blogs policiais são muito parecidos. A maioria utiliza os temas padrões que o serviço de blogagem oferece, que são muito feios diga-se de passagem. Ainda bem que utilizar blogspot não é desculpa para ter um blog feio! Existem muitos temas legais para blogspot por aí. Não sei se o uso de tema de padrões default no blogspot são por desconhecimento do blogueiro de como se faz, ou se é por desinteresse mesmo.

Para quem deseja temas além dos padrões oferecidos, recomendo: 50 temas para Blogger/Blogspot – Download Grátis

4. A maioria parece desconhecer dicas de otimização dos blogs

A disseminação de assuntos na internet de como otimizar um blog, como melhorar sua usabilidade, como melhorar o posicionamento nas páginas de busca e como atrair mais visitantes estão bem disseminadas na internet, mas parecem não ter chegado aos blogs policiais. Acredito que ainda não haja interesse pelo tema dentro da blogosfera policial.

Para quem quer otimizar seu blog, recomendo: Cartilha Bê-a-Blogs – 120 dicas para o seu blog

5. A maioria tem pouca ou nenhuma interação

A interação entre os blogs, com remissões e complementos de posts, sempre atribuindo crédito e citando (relevantemente) uns aos outros foi o que fez a blogosfera (a nível mundial) ter a força que tem hoje. Uma grande diferença que percebi entre a Blogosfera Policial a Enosfera (blogosfera dos amantes de vinhos) é que esta última tem uma integração invejável. Os enoblogs interagem entre si, inclusive com encontros presenciais, regado a muito vinho, claro. Os blogs policiais não tem essa interação. Cada blog é uma ilha auto suficiente. É uma pena, pois quanto maior interação, mais força coletiva.

6. A maioria utiliza ferramentas obsoletas

Os blogs policiais parecem estar atrasados com relação a ferramentas para blogs. Enquanto já temos ferramentas bem melhores tanto em sites internacionais como no Brasil, os blogs policiais ainda utilizam ferramentas da época que comecei a blogar. Os contadores de acesso (ou contadores de visitas) são os exemplos mais latentes do que estou falando.

Para quem quer modernizar suas ferramentas de blogagem, recomendo: Top 10 Ferramentas para blogar

Quanto a um contador de visitas e análise de tráfegos confiável, uso o  Google Analytics e o Site Meter, mas existem vários outros aqui.

7. A maioria não monetiza seu blogs

A maioria dos blogs não deseja ganhar dinheiro com publicidade nos blogs, ou não sabem como fazâ-lo. Quando o fazem, fazem precariamente, colocando os anúncios em lugares que não são facilmente visualizados.

Blogs bem visitados podem render dinheiro. Para alguns isso é um pecado. Para mim é uma forma de ser remunerado por algo que você faz pro prazer e faria de graça. E também pode ser uma ótima complementação no salário. Mas para chegar a esse patamar, precisa ter bastante visitas. Para isso é preciso ter um blog com conteúdo, e otimizado. E também depende do objetivo do blogueiro com o blog. Nem sempre é isso que ele quer.

Para quem deseja rentabilizar seu blog, recomendo: Ganhe dinheiro com seu blog – aqui que comecei a aprender.

Algumas exceções

Os blogs policiais que mais se destacam hoje em dia são justamente aqueles que fogem do padrão verificado acima. Os que se encaixam nesta categoria, em maior ou menor grau, são: Abordagem Policial, Blog da Segurança Pública, Universo Policial, Caso de Polícia, Diário do Stive, CultCoolFreak e Policiamento Inteligente.

Conclusão
Sobre identificar padrões, é útil, porém perigoso. Mesmo olhando para dentro da blogosfera policial, a diversidade de tipos de discurso, objetivos, assuntos abordados, etc. é muito vasto. Olhando superficialmente, são blogs policiais. Olhando atentamente cada blog é UM blog de UM (ou mais) policial (ais). A blogosfera nada mais é que uma extensão do mundo real. Por trás de cada blog existe um ser humano diferente dos demais. A identificação de possíveis padrões na blogosfera policial serve apenas para entendermos melhor como funcionam e como se comunicam os policiais blogueiros.

Seria bem legal ainda fazer um post sobre a frequência de conteúdos na blogosfera policial. Mas é uma pesquisa que requer maior aprofundamento. Fica para uma outra.

Posts Relacionados

Leave a Comment

Previous post:

Next post: