Logotipo

Disparidades salariais na PMERJ e perspectivas de reajuste

by Alexandre de Sousa on 07/08/2008

Uma recente declaração do governador Sérgio Cabral, fez os boatos a respeito de um possível reajuste salarial serem revitalizados. O governador teria dito que daria “aumento”, mas não falou de quanto. Tal como já aconteceu várias outras vezes, fala-se em vários valores percentuais.

Nenhum dos valores chutados faz diferença aos salários mais baixos, diga-se de passagem. Na PMERJ, os salários mais baixos são dos que estão começando a carreira (alunos, soldados, aspirantes a oficial e tenentes), independente de posto ou graduação. Ou seja, em nossa PM, Tenente ganha menos que Sargento. Você sabia disso? Basta olhar a tabela.

Fiz uma rápida pesquisa, nesta tabela salarial das Polícias Militares do Brasil, lá do Stive, e vi que isso só acontece no Rio de Janeiro.

Um companheiro de turma conta que o Sargento mais antigo de sua equipe de escolta, em tom de brincadeira, perguntou se ele iria pagar o almoço da equipe. Os policiais fitaram o Tenente, que respondeu com um “ok, vamos fazer assim: vai pagar quem tem o salário mais alto!” O Sargento, certo que a questão estava resolvida, concordou. Afinal, o chefe é Tenente! Então o Tenente perguntou quanto o Sargento ganhava. E depois divulgou à equipe seu próprio salário. E todos almoçaram por conta do Sargento!

Reeditando uma tabela que circula na blogosfera policial já a um tempinho, em vez de classificar por postos e graduações, mas classificando por valores salariais, ficaria assim (para os leitores mais leigos, estão marcados os oficiais e aspirante a oficial):

Considere, na tabela, que os alunos, soldados, aspirantes e tenentes são solteiros e sem filhos.

Nesse texto, o Tenente Bombeiro Militar Lauro fala sobre as disparidades salariais dentro do Corpo de Bombeiros, que independe de postos e graduações. De forma que oficiais podem receber salários bem maiores ou bem menores que as praças. Isso também acontece na Polícia Militar.

Enquanto isso, lá em cima…

Em julho o Major Wanderby trouxe em primeira mão a notícia de que as gratificações de determinados cargos de coronel na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro receberam reajuste.

Teve gratificação indo para R$7500,00. A gratificação destinada ao cargo de comandante geral teria passado para algo em torno de R$10.000,00 (além do salário de coronel). Com isso, os vencimentos de um coronel ocupante do cargo de comandante intermediário passariam a representar algo em torno de 1500% do que ganha um soldado da mesma PM (cujos vencimentos líquidos giram em torno de R$850,00). Se o parâmetro for o cargo máximo da Corporação, a discrepância passaria a ser superior a 1750%.

Mais tarde a notícia confimou-se, com provas documentais, de que o gasto com gratificações de comando teria mais que dobrado de maio para junho.

Próximos passos das mobilizações por melhorias salariais

Os novos capítulos das reivindicações salariais estão sendo contruídos pelo CUSP – Comissão Única dos Servidores Públicos/RJ. Por iniciativa do SINDPOL, as categorias do funcionalismo estadual da Educação, Saúde e Segurança Pública estão lutando em conjunto. Fique mais por dentro do CUSP no Caso de Polícia.

Para o dia 13 de agosto (próxima quarta-feira!) está marcada uma passeata do CUSP e até o palácio Guanabara, com paralização por 24h dos servidores das áreas da Educação, Saúde e Polícia Civil (dentre outras categorias), reivindicando 66% de reajuste salarial.

Por enquanto, o que temos de resposta do governo é essa pequena nota no jornal Extra de hoje:

Posts Relacionados

{ 30 comments… read them below or add one }

1 Pierre Choderlos de Laclos 7 August, 2008 at 9:10 PM

Pra cima deles. Somos igual bolo. Quanto mais batem, mais a gente cresce.

2 Nelio 8 August, 2008 at 7:55 AM

Coluna da Jornalista Berenice Seara, Jornal EXTRA de hoje (08/08)

Cúpula gratificada

Berenice Seara, da coluna EXTRA, EXTRA!, revela o quanto está valendo os oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro que ocupam cargos de confiança. Leia a nota e responda: O que você acha do aumento da cúpula da PM?

Cofrinhos recheados
Quietinha, quietinha, a cúpula da Polícia Militar do Rio conseguiu um aumento de até 223%. O projeto E09/106/2588-2008, aberto no dia 3 de março e concluído no dia 1º de junho, reajustou as gratificações para os ocupantes dos cargos de comandante-geral, chefe do Estado-Maior, corregedor, comandantes de áreas (CPAs) e diretores-gerais. Neste último caso, a gratificação, que era de R$ 2.320, pulou para R$ 7.500.

Revolta na arraia-miúda
O aumento, concedido apenas para o crème de la crème da corporação, já está gerando ácidos protestos entre a plebe. Especialmente na internet.

Mudanças à vista
Mas, tudo indica que o comandante-geral, Gílson Pitta, não vai aproveitar por muito tempo sua nova gratificação de R$ 8.500. Prováveis substitutos já foram sondados por um interlocutor do governador Sérgio Cabral.

3 PM_ESQUIZOFRÊNICO 8 August, 2008 at 12:20 PM

É ALEXANDRE, REALMENTE UM “ABERRACTIO”.

4 PM_ESQUIZOFRÊNICO 8 August, 2008 at 12:34 PM

A CONTAR DE FEV/2008, O VENCIMENTO DE 2ºTEN PMDF PASSOU A SER DE R$ 8.100,00 PARA OS INATIVOS. QUEM ESTÁ EM ATIVIDADE RECEBE + 450,00 DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO.

A DIFERENÇA POR AQUI, É QUE A BASE DA PIRÂMIDE DIMINUIU O FOSSO SALARIAL, QUE A SEPARAVA DOS OFICIAIS, JÁ QUE UM SD PASSA A RECEBER 4.117,00 E UM CEL R$ 15.224,00.
ESSA DIFERENÇA JÁ CHEGOU A SER DE QUASE 10X ENTRE A BASE(SD) E O TOPO(CEL).

5 Alexandre de Sousa 8 August, 2008 at 12:40 PM

Põe aberractio nisso! Só acontece por aqui =S

6 MARCOS 8 August, 2008 at 5:17 PM

AQUI NO CEARA FAREMOS UMA MAINFESTAÇÃO POR MELHORIAS DEFRONTE AO PREDIO DA SECRATARIA DE LANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO, DIA 12 DE AGOSTO AS 17:00 HROAS

7 Jornalista 8 August, 2008 at 7:19 PM

O que vale é o SOLDO!

É o soldo que deve ser comparado…

Soldo significa salário.

Portanto, não há nada de errado nesse sentido.

A ÚNICA COISA ERRADA que tem nessa tabela É O SOLDO de vários graus hierárquicos ESTAR ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do 2º SGT, do 3º SGT, do AL OF, do CB, do SD e do AL CFSD)!

De acordo com a Constituição Federal, nenhum soldo pode ficar abaixo de R$ 415,00. A Constituição do Estado do Rio de Janeiro também garante esse direito ao Militar Estadual (Policial Militar e Bombeiro).

——————————————–
OLAVO

Com menos tempo de casa, o 2º Tenente ganha mais do que o 1º Sargento “de curso”.
Com menos tempo de casa, o 1º Tenente ganha mais do que o Subtenente “de curso”.

EM FINAL DE CARREIRA, O GRADUADO GANHA MUITO MAL, DEVERIA GANHAR CINCO (5) VEZES MAIS DO QUE GANHA!

EM FINAL DE CARREIRA, O OFICIAL GANHA MUITO BEM, BEM MAIS DO QUE DEVERIA GANHAR (recebe muitas gratificações)!

———————————————
ARNALDO

Olhem o Tempo de Polícia…

Querem comparar os vencimentos de um Oficial com menos de cinco (5) anos de PMERJ com um Graduado que tem mais de vinte e cinco (25) anos de PMERJ.

Que covardia!

8 Alexandre de Sousa 8 August, 2008 at 9:56 PM

Jornalista – Olavo – Arnaldo

Se eu não me engano, aqui é o único lugar do Brasil onde acontece isso.

9 Leo 8 August, 2008 at 10:34 PM

Boa noite a todos os irmãos!
Fiquei sabendo por alto hj a noite de um aumento para
os coronéis, não sei se e verdade…mas…
sabe como é! Pra eles tudo pra nós!!!
abçs!

10 Kátia 10 August, 2008 at 8:25 PM

Movimento Unificado dos Servidores Públicos (MUSP)

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2008, às 10:00 horas, no Largo do Machado.

Precisamos resgatar a dignidade, a auto-estima e a esperança do Policial Militar.

11 Jorge Hamilton 11 August, 2008 at 12:15 AM

” Os posts que leio aqui, caro amigo, me deixam triste. Triste porque o nosso descaminho, a nossa angústia, a nossa neura são sintomáticos de uma luta inglória. Nós, que ainda puros sabemos o quão fundamental é ela para a nossa aventura policial, ficamos irados contra os outros, ao sentir que a nossa presente agressividade é fruto de um complexo de culpa. Somos nós, não os outros, quem estamos em crise. E se os outros também o estiverem, razão a mais para nos afirmar em nossa luta, que é a luta de todo policial, para ajudar-nos a sair dela. Pois nós não auxiliaremos a ninguém, muito menos a nós mesmos, se nosso coração não estiver limpo de ressentimento e nossa luta contra “o outro” não for constante. “O outro”, não preciso dizer, somos nós próprios. É o súcubo que, todos, temos dentro de nós; o ser calhorda, comprável com a moeda da mentira e da lisonja, que de repente adota a gratuidade como norma, por isso que a paixão é mais insaciável que o infinito aberto em cima. E a paixão não se vende nunca.
Cada policial é uma coisa em si, mas todos os policiais devem o mesmo à sociedade: a própria vida. Há, o policial, que queimar-se e causar sempre mal-estar aos que não se queimam. Há que ser o grande ferido, o grande inconformado, o grande pródigo. Há que viver em pranto por dentro e por fora, de alegria ou de sofrimento, e nunca dizer “não” a ninguém, nem mesmo àqueles que optaram pelo não lutar. Há que também não ter o pejo do ridículo, da intriga ou da risota alheia. Quando um policial, ao ver um homem bêbado e maltratado, numa rua qualquer do Rio, por um grupo de jovens que o perseguiam e caçoavam com empurrões e doestos, contraria voluntariamente o impulso de socorrê-lo preferindo deixá-lo entregue a um destino que sabia já traçado – que grande página deixou de escrever sobre a covardia humana, sobre o mal da disponibilidade e a tristeza do egoísmo! O bebado, o pobre bebado, talvez dentre os homens o que mais amou e sofreu…
Nós, meu caro Comandante, que fomos dotados de força e inteligencia, não temos o direito de negarmos ao nosso martírio. Só ele pode tornar a nossa vida policial emocionante. Só ele pode salvá-lo do formalismo em que caem os que se recusam a estar sempre despertos. É preciso que todos vejam a luz que nosso coração transverbera, mesmo coberto por bons panos. Não neguemos nosso olhar de policial aos homens que precisam dele, mesmo tendo o pudor de confessá-lo. Abramos a nossa camisa e saiamos para o grande encontro!”

12 Robson Niedson 11 August, 2008 at 12:58 AM

Eu tenho medo do PMDB volte assumir o Governo Estado de Goiás nas próximas eleições.

Pois os policiais militares não recebiam em dia, tinham salários baixos, poucas condições de trabalho…

Qualquer semelhança com o governo do Rio(PMDB) é pura coincidência.

13 Alexandre de Sousa 11 August, 2008 at 2:03 AM

Jorge, desculpa, eu li, li de novo, mas não entendi.

Robson, não deixem que eles voltem! Por aqui o 15 não ganhará de jeito maneira.

14 MARQUES 15 August, 2008 at 12:10 PM

Não se pode comparar, o salario de um Sgt com RG em média 33 mil, com 25 à 30 anos de combate com de um Ten com RG 78 ou 80 mil, com 4 anos sendo que 3 como aluno e 1 ano de pista!!!
Pois, o Sgt já está em final de carreira e o Ten com apenas 4 anos ainda não sabe nada da Policia, ainda não combateu para fazer merecer o salário maior que de um Sgt !!!!

Um abraço a todos os colegas !!

15 Alexandre de Sousa 16 August, 2008 at 9:08 AM

Oi Marques,
Citando-o:
“Pois, o Sgt já está em final de carreira e o Ten com apenas 4 anos ainda não sabe nada da Policia, ainda não combateu para fazer merecer o salário maior que de um Sgt.”

A PM do Rio de Janeiro é a única onde ocorre essa “justiça” salarial. Vai ver que é o único certo.Trainees ganham mais que técnicos com vários anos de serviço numa empresa. Outro absurdo! :-)

16 Paulinho 9 September, 2008 at 8:59 PM

Nós temos que nos mobilizar no sentido de boicotar o partido do governador e não votar em nenhum candidato que começe com o nº15
TIPO SERVIDOR NÃO VOTA 15.
Cada servidor pode representar uns 4 votos mais ou menos, juntando Segurança, Educação e Saúde com seus respectivos familiares nós temos mais de 1.000.000 de votos, dá prá fazer um estrago muito grande na carreira de um político.

VAMOS À LUTA.

17 jorge damasceno 20 December, 2008 at 11:27 AM

o nosso recruta no cefap ganha 2800,00 e o formado 4500,00 o tenente 10.000,00

18 jorge damasceno 20 December, 2008 at 11:28 AM

esqueci de mencionar na pmdf

19 rafael 22 August, 2009 at 8:04 PM

sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de sario e de almento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude que possoa chegar ao que nos é de direito segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é de conseguir sair da PMERJ, para a grande culpula da PMERJ somos mao de obra barata e facil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixo me levar pelas palavras de de um oficial superior proferil a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desistimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscaliza eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao posso minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem. O que somos? se nem podemos falar.

20 rafael 22 August, 2009 at 8:16 PM

Desculpe os erros e a falta de letras no texto acima mas abaixo corrijo algumas para maior sua compreensão do que tento expressar.
sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de salário e de aumento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude e que possa chegar ao que nos é de direito, segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é conseguir sair da PMERJ, para a grande cúpula da PMERJ somos mao de obra barata e fácil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixe me levar pelas palavras de um oficial superior as quais proferiu a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desestimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscaliza eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao passo minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem, que não deu perspectiva a este pm. O que somos? se nem podemos falar.
Abraço a todos PMs lutadores.

21 rafael 22 August, 2009 at 8:18 PM

Desculpe os erros e a falta de letras no texto acima mas abaixo corrijo algumas para maior sua compreensão do que tento expressar.

sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de salário e de aumento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude e que possa chegar ao que nos é de direito, segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é conseguir sair da PMERJ, para a grande cúpula da PMERJ somos mao de obra barata e fácil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixe me levar pelas palavras de um oficial superior as quais proferiu a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desestimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscaliza eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao passo minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem, que não deu perspectiva a este pm. O que somos? se nem podemos falar.

Abraço a todos PMs lutadores.

22 Rafael 22 August, 2009 at 8:19 PM

Desculpe os erros e a falta de letras no texto acima mas abaixo corrijo algumas para maior sua compreensão do que tento expressar.

sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de salário e de aumento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude e que possa chegar ao que nos é de direito, segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é conseguir sair da PMERJ, para a grande cúpula da PMERJ somos mao de obra barata e fácil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixe me levar pelas palavras de um oficial superior as quais proferiu a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desestimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscaliza eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao passo minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem, que não deu perspectiva a este pm. O que somos? se nem podemos falar.

Abraço a todos PMs lutadores.

23 Marieli 22 August, 2009 at 8:20 PM

Desculpe os erros e a falta de letras no texto acima mas abaixo corrijo algumas para maior sua compreensão do que tento expressar.
sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de salário e de aumento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude e que possa chegar ao que nos é de direito, segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é conseguir sair da PMERJ, para a grande cúpula da PMERJ somos mao de obra barata e fácil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixe me levar pelas palavras de um oficial superior as quais proferiu a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desestimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscalizar eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao passo minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem, que não deu perspectiva a este pm. O que somos? se nem podemos falar.

24 Rafa 22 August, 2009 at 8:23 PM

Desculpe os erros e a falta de letras no texto acima. abaixo melhor compreençao do texto.
sou soldado a 7 anos e nao tenho mais estomago pra falar de salário e de aumento, nao tenho a minima esperança que a PMERJ mude e que possa chegar ao que nos é de direito, segundo a constituiçao soldo equiparado ao salario minimo. A unica esperança que tenho é conseguir sair da PMERJ, para a grande cúpula da PMERJ somos mao de obra barata e fácil de se repor. Resumindo nao somos nada, nao quer dizer que eu deixe me levar pelas palavras de um oficial superior as quais proferiu a um tempo atrais pra uma turma de recruta que estava em formaçao, ja entramos na pmerj desestimulado por pessoas mal formada de berço e que nao sao fiscalisadas, me diga quem fiscaliza eles.
Não sou um praça revoltado, apenas um ser humano que sempre teve como planos servir na pmerj a população e nao as vontades de sabem quem. Se tivessemos um regulamento baseado nos dias atuais e um salario justo que nos é por direto e uma assistencia piscicologica coisa que so temos no papel e treinamento e remuneraçao dos extras, só na pemerj mesmo que ainda ha trabalho escravo, nossa escala é coisa de outro mundo melhor eu parar por aqui, graças a Deus nao passo minha revolta com o que passo na Pmerj para a populaçao imagina os descontrolados. Sera que, quando um pm faz algo que chegue ao descontrole a populçao deveria cobrar desse pm que nao tem pespectiva nenhuma ou reclamar do governo do estado, governo federal, internacional, com o PAPA ou sabe se la quem, que não deu perspectiva a este pm. O que somos? se nem podemos falar.

25 rafael 22 August, 2009 at 8:25 PM

desculpem os erros acima caro colegas de Profissao, mas quando vi este blog a emoçao me tomou assim que possivel reeditarei o texto para maior sua compreensao.

26 BRUNO RJ 15 September, 2009 at 3:16 PM

CAROS COLEGAS EM TODOS OS NOTICIÁRIO O RIO SEMPRE É O ESTADO MAIS VIOLENTO. MESMO ASSIM NOSSO EXELENTISSÍMO GOVERNADOR NÃO FAZ O REPASSE JUSTO NO SALARIO DA NOSSA POLICIA.
ISSO É UMA VERGONHA UM SOLDADO SE EXPOR NUMA FAVELA E SO GANHAR ISTO ENQUANTO OS OUTROS ESTADOS, OS POLICIAIS GANHAM MAIS, OS SALARIOS TERIAM QUE NO BRASIL SER IGUAIS A TODOS OS ESTADOS. ABRAÇOS………………

27 marcos 20 October, 2009 at 8:31 PM

amigos enquanto a polícia não parar, nunca seremos valorizados…

28 Araújo 30 November, 2009 at 8:47 AM

Concordo em gênero e numero com os nossos colegas, temos que parar mostrar a eles a nossa capacidade, mostrar a eles que somos maioria e temos condiçoes mesmo vivendo nessa escravidão.

29 EDUARDO 24 March, 2010 at 10:15 AM

Publicado no JORNAL O GLOBO em 18 /03 / 2010
Emenda Ibsen
‘Se é para protestar, protestemos pela má aplicação dos royalties’
RIO – Lamentavelmente, assistimos a mais um espetáculo de manipulação da opinião pública protagonizado por Sérgio Cabral e companhia. Milhares de pessoas nas ruas do Centro do Rio lutando para que a emenda do Deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) não seja aprovada, protestando em defesa dos royalties do petróleo para nosso estado. A população foi convocada através de ampla divulgação nos meios de comunicação, deu-se ponto facultativo para que as pessoas pudessem participar da “festa”, contrataram artistas para fazer shows (sabem que nada é de graça, nem mesmo o apoio popular), tornaram a circulação de ônibus impossível, impedindo que milhares de trabalhadores retornassem a seus lares após um dia de trabalho, decidiram que não haveria discursos políticos (obviamente, pois ficaria “chato” e as pessoas iriam embora, tudo isso após espalharem terror na população, alegando que se diminuíssem os recursos dos royalties o estado estaria “falido”.
Não haveria como investir em saúde, educação, segurança pública. E o pior de tudo: não haveria como investir na realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos (mexeu com o futebol, mexeu com o povo!). Até a aposentadoria dos já tão sofridos servidores estaduais inativos foi alvo de “ameaças”. O que foi aquele choro do Cabral? Nós é que deveríamos estar chorando! E lá estão milhares de pessoas manipuladas nas ruas protestando… Milhares a mando do Cabral, o mesmo que, há alguns meses, mandou sua polícia jogar bombas em professores da rede estadual de ensino que protestavam pacificamente por melhores condições de salário.
Protestar só é permitido, só não se sofre retaliação, nem truculência da polícia, quando é para defender os interesses políticos do governador do Estado. Protestar para quê? Pelos royalties? Que royalties? Algum cidadão do Estado do Rio de Janeiro viu algum progresso em saúde, educação, segurança, transporte, meio ambiente, com o dinheiro desses royalties? O que o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a prefeita Rosinha Garotinho e outros fazem com esses recursos? Eles deveriam ser usados em investimentos para o bem da população, e têm sido usados em nosso estado para pagar despesas públicas. O que tem sido feito da arrecadação do Estado, se os royalties pagam até mesmo as aposentadorias dos servidores? Todos sabemos que os hospitais, tanto do Estado, quanto da Cidade do Rio de Janeiro, estão sucateados, que pessoas morrem todos os dias por causa da falência do sistema de saúde. Sabemos que a educação está, há muito, esquecida, que inúmeros professores da rede estadual de ensino pedem exoneração todos os dias devido a baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho.
Assistimos todos os dias o caos na segurança pública; somos bombardeados por notícias de morte, assaltos, somos reféns do tráfico de drogas; sofremos com o transporte público precário, com a falta de segurança nas vias; pagamos taxas de iluminação pública injustas, pois bairros inteiros têm suas ruas escuras, a iluminação pública não é para todos. O que tem sido feito com o dinheiro dos royalties? Se é para sair às ruas para protestar, protestemos pela má aplicação desses recursos. Protestemos para que os royalties sejam realmente investidos em nosso estado. Exijamos que o governador e esses prefeitos sejam responsabilizados pela má aplicação desses recursos. Não sejamos manipulados por eles, que usam a multidão para saírem politicamente fortalecidos, para posarem de “heróis” em defesa do Estado do Rio de Janeiro.

30 EDUARDO 6 April, 2010 at 10:37 AM

Publicado no JORNAL O GLOBO em 18 /03 / 2010
Emenda Ibsen
‘Se é para protestar, protestemos pela má aplicação dos royalties’
RIO – Lamentavelmente, assistimos a mais um espetáculo de manipulação da opinião pública protagonizado por Sérgio Cabral e companhia. Milhares de pessoas nas ruas do Centro do Rio lutando para que a emenda do Deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) não seja aprovada, protestando em defesa dos royalties do petróleo para nosso estado. A população foi convocada através de ampla divulgação nos meios de comunicação, deu-se ponto facultativo para que as pessoas pudessem participar da “festa”, contrataram artistas para fazer shows (sabem que nada é de graça, nem mesmo o apoio popular), tornaram a circulação de ônibus impossível, impedindo que milhares de trabalhadores retornassem a seus lares após um dia de trabalho, decidiram que não haveria discursos políticos (obviamente, pois ficaria “chato” e as pessoas iriam embora, tudo isso após espalharem terror na população, alegando que se diminuíssem os recursos dos royalties o estado estaria “falido”.
Não haveria como investir em saúde, educação, segurança pública. E o pior de tudo: não haveria como investir na realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos (mexeu com o futebol, mexeu com o povo!). Até a aposentadoria dos já tão sofridos servidores estaduais inativos foi alvo de “ameaças”. O que foi aquele choro do Cabral? Nós é que deveríamos estar chorando! E lá estão milhares de pessoas manipuladas nas ruas protestando… Milhares a mando do Cabral, o mesmo que, há alguns meses, mandou sua polícia jogar bombas em professores da rede estadual de ensino que protestavam pacificamente por melhores condições de salário.
Protestar só é permitido, só não se sofre retaliação, nem truculência da polícia, quando é para defender os interesses políticos do governador do Estado. Protestar para quê? Pelos royalties? Que royalties? Algum cidadão do Estado do Rio de Janeiro viu algum progresso em saúde, educação, segurança, transporte, meio ambiente, com o dinheiro desses royalties? O que o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a prefeita Rosinha Garotinho e outros fazem com esses recursos? Eles deveriam ser usados em investimentos para o bem da população, e têm sido usados em nosso estado para pagar despesas públicas. O que tem sido feito da arrecadação do Estado, se os royalties pagam até mesmo as aposentadorias dos servidores? Todos sabemos que os hospitais, tanto do Estado, quanto da Cidade do Rio de Janeiro, estão sucateados, que pessoas morrem todos os dias por causa da falência do sistema de saúde. Sabemos que a educação está, há muito, esquecida, que inúmeros professores da rede estadual de ensino pedem exoneração todos os dias devido a baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho.
Assistimos todos os dias o caos na segurança pública; somos bombardeados por notícias de morte, assaltos, somos reféns do tráfico de drogas; sofremos com o transporte público precário, com a falta de segurança nas vias; pagamos taxas de iluminação pública injustas, pois bairros inteiros têm suas ruas escuras, a iluminação pública não é para todos. O que tem sido feito com o dinheiro dos royalties? Se é para sair às ruas para protestar, protestemos pela má aplicação desses recursos. Protestemos para que os royalties sejam realmente investidos em nosso estado. Exijamos que o governador e esses prefeitos sejam responsabilizados pela má aplicação desses recursos. Não sejamos manipulados por eles, que usam a multidão para saírem politicamente fortalecidos, para posarem de “heróis” em defesa do Estado do Rio de Janeiro.

O GOVERNO DA SUÍÇA BLOQUEOU UMA CONTA DE US$ 13 MILHÕES CONTROLADA POR FERNANDO SARNEY, FILHO MAIS VELHO DO PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY (PMDB-AP). DEPÓSITOS NA CONTA SUPOSTAMENTE ILEGAIS FORAM RASTREADOS A PEDIDO DA JUSTIÇA BRASILEIRA. O DINHEIRO NÃO FOI DECLARADO À RECEITA, ESTÁ EM NOME DE UMA EMPRESA E ERA MOVIMENTADO EXCLUSIVAMENTE POR FERNANDO, QUE CUIDA DOS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA NO MARANHÃO. AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO.

Leave a Comment

Previous post:

Next post: