Logo

Possivelmente eu teria matado Luiz Carlos Soares da Costa

by Alexandre de Sousa on 16/07/2008

Mais uma tragédia envolvendo policiais militares, também com uma perseguição que terminou com a morte de um inocente, passados poucos dias do caso João Roberto. Como estamos em um momento delicado, em que o policial dá um espirro e sai na capa do jornal, só poderemos esperar críticas e escrachos, a despeito desse fato acontecer em circuntâncias bem diferentes.

PM matou inocente

Fiquei sabendo tardiamente do ocorrido, me interei do assunto ontem à noite no Blitz Policial.

Luiz Carlos Soares da Costa estava parado em um sinal, em seu veículo de passeio, quando foi abordado por um ladrão de nome Jeferson, que mandou que ele se sentasse no banco do carona e assumiu a direção do carro. Policiais Militares do 22º Batalhão da Polícia Militar faziam patrulhamento de rotina, quando suspeitaram da atitude do motorista do veículo. Eles tentaram fazer a abordagem, mas o motorista (Jeferson) arrancou com o carro e os policiais seguiram em perseguição. O meliante efetuou disparo de arma de fogo contra os policias. Os policiais revidaram e atingiram tanto o meliante quanto Luiz Carlos. Luiz Carlos, inocente morreu. O bandido passa bem. O Vítor conclamou-nos a uma avaliação do caso.

Pois bem, coloquei-me no lugar dos policiais. Estou em perseguição a ocupante de veículo que empreende fuga e efetua disparos em direção à viatura, atentando contra a minha vida e dos meus companheiros. Não tenho informações de haver reféns no veículo. Minha experiência diz que grande parte dos roubos de veículos são praticados por no mínimo duas pessoas, a quantidade de ocupantes do veículo em fuga.

E agora, o que eu faria? Esperaria que os integrantes da guarnição fossem alvejados por mais tiros, reagiria no cumprimento do dever mesmo com o risco da própria vida, ou pararia a viatura e deixaria o criminoso escapar, fazendo o que bem entendesse dali em diante?

Pensando cá com meu botões, no conforto de uma cadeira acolchoada, confortavelmente em frente ao computador, tenho a tranquilidade de dizer que poderia ter cometido esta fatalidade. Nessas circunstâncias, amparado pela legítima defesa, eu reajiria proporcionalmente, repelindo a injusta agressão.

Lamento a morte de mais esse inocente, meus sentimentos à sua família. Poderia ter sido eu o responsável.

Promoções do dia na Super Loja DPM:

Posts Relacionados

{ 2 trackbacks }

Mais dois inocentes mortos no Rio de Janeiro
19/07/2008 at 3:50 PM
blog do pracinha» Arquivo do Blog » Fatalidade ou malfada e desastrosa decisão?
20/07/2008 at 8:12 PM

{ 36 comments… read them below or add one }

1 Sérgio F. Lima 16/07/2008 at 5:58 PM

Opa Alexandre!

Eu proponho então uma segunda análise da sua parte, se possível!

Se no calor dos acontecimentos não tem como os policiais distinguirem que há dois ocupantes no carro e o que dirige é o mesmo que dispara, configurando a injusta agressão, do motorista, pergunto:

a) O que o segundo ocupante estava fazendo ali, sem arma?

b) Qual deveria se o comportamento de um cidadão comun num caso semelhante? Se atracar com o bandido? (pois, você dá a entener que ele vai ser fuzilado do mesmo jeito!)

Pode ser que eu tenha uma visão muito romanceada da vida, mas imagino a cara de desespero da vítima do assalto ao ficar no meio do fogo cruzado…

Seria má fé da minha parte fazer ilações… mas será que não dá pra perceber que um acompanhante desarmado pode ser uma vítima? Ou no meio do tiroteio ninguém olha quem mestá atirando?

PS: Este template é melhor que o anterior!

A pergunta que eu fa

2 Tenente Ferreira 16/07/2008 at 9:09 PM

Ótimo post De Sousa.

Caro Sérgio, infelizmente você não deve ser policial (ou nunca ter estado numa área vermelha), e não teve conhecimento amplo dos fatos.

Esclarecendo seus questionamentos, sugiro pensar na possibilidade de que o contato visual nítido dos policiais militares com a vítima no momento do entrave era prejudicado ao ponto de não ser possível constatar se tratar de uma vítima. A postura da vítima deveria ser, sem sombra de dúvidas, se abaixar procurando um abrigo. Infelizmente esse cidadão inocente foi vítima da criminalidade gerado pelo descaso governamental na área de segurança pública… E eu lhes pergunto, depois disso tudo, o quê mudou na PMERJ?

Amigos não a fórmula mágica… Precisamos que nosso policial tenha um salário decente e com o mesmo peso de sua importância na sociedade, e assim possa se dedicar a carreira policial militar.

3 Alexandre de Sousa 17/07/2008 at 12:57 AM

Olá Sérgio, vamos para uma segunda análise.

Atentando para a foto que ilustra o post, considerando que aquele é o carro da ocorrência, vejo que não dava, principalmente por ser a noite, e o vidro parecer ter “insulfilme”, para distinguir quantos ocupantes tinha, qual a situação emocional dos ocupantes, e se os tiros partiam de somente um lado. Nem mesmo eu atentei para isso quando disse “Minha experiência diz que grande parte dos roubos de veículos são praticados por no mínimo duas pessoas, a quantidade de ocupantes do veículo em fuga.”

O comportamento do cidadão nesse caso específico deveria ser, como o Ferreira disse, abaixar-se e encolher-se ao máximo, para diminuir sua silhueta (diminuindo a assim a área possível de ser atingida). Isso é algo que se faz instintivamente por sobrevivência numa situação dessas. Não sei se ele fez, mas mesmo isso não garantiria 100% sua vida, apenas aumentaria suas chances.

Repare que não me propûs a dizer o que deveria ser feito pelos policiais, me ative a dizer o que eu teria feito. Ainda que, fazendo um estudo de caso cuidadoso, cheguemos a conclusão de que o “certo” nesses casos seria deixar o criminoso fugir, preservando minha própria vida e deixando a da vítima a mercê do bandido, continuarei admitindo que eu teria repelido a agressão.

Resumindo, rezo para não passar por uma situação dessas, seja como policial, seja como vítima. Poderia me dar mal de ambas as formas.

4 Sérgio F. Lima 17/07/2008 at 8:49 AM

Opa Alexandre e Ten Ferreira!

Sim eu não sou policial e li só o que saiu na imprensa e em dois blogues policiais(aqui e na referência que o Alexandre citou)!

E também não reparei o insufilm!

Eu concordo com vocês que o problema vai além deste caso particular, é um problema estrutural de políticas públicas de segurança… e como vocês, sei que entre várias coisas passa, necessariamente, por valorização dos profissionais de segurança(salários, plano de carreiras, treinamento, etc…).

Também rezo para que nenhum de nós tenha que passar por esta situação e rezo mais ainda pra que as nossas autoridades(?) encarem a segurança pública com mais seriedade!

Imagino, que do ponto de vista do policial, a questão é, se ficar o bicho pega (pode matar um inocente) se correr o bicho come(se não responder a injusta agessão, tá arriscado se ferir/morrer ou tão ruim quanto, ser acusado de covardia).

Do ponto de vista da vítima é rezar!

Eu fiquei aqui imaginando se na hora que a vítima tentou se encolher o meliante não o impediu sob ameaça da arma, para usá-lo como escudo humano!

A situação foi difícil mesmo pra a vítima… e levando em conta que só ele morreu (até onde eu sei) então desconfio que os policiais responderam aos disparos concentrando os tiros no carona, pois o insufilme atrapalhou as coisas!

PS: Minhas questões são apenas para participar das conversações!

5 Bruno 17/07/2008 at 10:56 AM

Bom dia a todos.
Rapazes, o que mais me deixa comovido é que a policia sempre é a culpada, o povo brasileiro precisa entender que; POLICIA não é camicase e mesmo fazendo exames para saber se tem boa conduta mental, não quer dizer que devem deixar os safados que ainda tem a cara de pau de chamar o policia de CÚ AZUL, VERMES, E ETC, largarem o aço em cima adoidado sem respeitar, mulheres, crianças e muito menos idosos…. E o q governo tem a ver com isso?
O governo quer que, se for para chorar que chore a mãe do policia não do safado, filho da #¨&%$% do bandido… sangueque corre nas veias do policial é o mesmo q corre nas mãos dos bandidos. Eles(bandidos) Tem medo de morrer e a policia?
Ou vcs acham que só policia é pai de familia?
que só policia tem mãe?
Mandido tambem tem tudo isso, e podem matar e policia quem ser camikase ahahhhhhhh fala serio, se um inoscente paga pelos atos dos traficantes, é por força maior, não por culpa dos fardas….

6 Rachel 17/07/2008 at 12:15 PM

Eu concordo que a atitude da vitima colocaria-a à suspeição de qualquer um. Primeiro, vc foi rendido, esta no banco do carona, somente um assaltante, que além de dirigir, está atirando, fugindo de pm´s e te mantendo refem… É mt ousadia de um unico assaltante!

7 Wiston 17/07/2008 at 12:18 PM

Muitos criticam tal ação, porém, devemos nos colocar no lugar desses policiais. Estar em perseguição a um veículo e de repente estar sendo alvo de vários disparos, qualquer um de nós teríamos a mesma reação. Infelizmente, vivemos em um momento que é matar ou morrer. Os corajosos policias teriam, com certeza, outra atitude se soubessem que teria vítima no veículo. A atitude final de puxar o corpo fora do veículo, realmente não é aceitável.

8 NIVEA DA COSTA 17/07/2008 at 2:05 PM

É muito triste tudo o que aconteceu nos ultimos dias. Não quero ser injusta e ficar dizendo quem ta certo, quem ta errado, pois só quem passa pela situação é quem sabe como se sente naquele momento!Mas quem deve estar adorando todo esse furacão de criticas a pmerj são os bandidos!agora eles ficarão mais audaciosos,tipo:ah, pm não presta mesmo, vou respeita-los pra que?!NÍVEA

9 BRUNO 17/07/2008 at 2:31 PM

Boa tarde galera?
Agora + uma noticia de policias mortos em confronto com os traficantes…. Mais desta ves não há confrontos e sim um bando coverde que chega na calada da madrigada e dispara farios tiros, e com armas de varios calibre mata 2 pm dentro do carro… Na tv, só mostra os 2 policias mortos e o pai da criança de 3 anos q morreu, por ficarem no meio de fogo cruzado…. Esse assunto não para de falar, agora governador fala um pouco sobre os 2 PM Mortos destro da Viatura da PM….. Abre a boca governo….
Policia para o governo é lixo ou bicho?

10 NIVEA DA COSTA 17/07/2008 at 3:02 PM

É…mais um ato covarde!foi isso que eu quis dizer, que os bandidos agora estão mais audaciosos que antes, não respeitam os policiais!NÍVEA

11 Alexandre de Sousa 17/07/2008 at 5:00 PM

Sérgio, por favor, fique a vontade para colocar essas questões. Polícia e segurança são assuntos sobre os quais gosto de conversar!

Fazendo uma adendo, saiu na imprensa que o Major Fábio, do BOPE, teria dito que a conduta dos policiais foi errada. Que o que eles deveriam ter feito era, uma vez que o vidro tinha insulfilm, deixar o bandido ir embora e pedir reforço. Definitivamente, eu não teria feito isso!

Neste caso específico da perseguição policial, não atribuo a salário, valorização do policial militar, treinamento, problemas estruturais ou falta de política de segurança pública. Entendo que foi uma fatalidade, que mesmo um policial muito bem preparado poderia cometer.

Ainda um adendo para sanar sua dúvida, ambos foram baleados, bandido e vítima, e ambos morreram. O bandido morreu depois.

12 Bruno 17/07/2008 at 5:19 PM

Boa resposta tenente +, pq a politica de segurança pública só fala mal dos PM? E pq quando um PM morre em combate eles não aparecem na midia lamentando o ocorrido?
A policia de varios estados estão promovendo greves e se essa moda pegar no Rio o que seria do cidadão? Imaginem só do jeito que o Rio está a greve só iria piorar ainda + a cituação…. Tenete o governo não liga para os “DEBIES METAIS” dos policias, estão cagando e andando para o proficional que deixa a mulher e os filhos para sair e enfrentar o maior pesadelo do rio, que é o trafico…. E o pior que esse filhos da $@#@, do governador precisa de POLICIA para fazer-lhes a segurança.
Mais uma vês eu bato na mesma tc:
2 PMs mortos na noite de ontem, e o q o governo fez? Nem uma nota? nem um lamento? porque? por que está acostumando a ver cadaveres de AZUL jogados nas rua de todo o estado do rio….
Até quando perderemos companheiros de serviço em combate?

13 cardoso 18/07/2008 at 4:24 AM

“shit happens”, é a regra. Não adianta, uma hora vai dar errado.

EU, na condição de refém (ou carioca, dá no mesmo) prefiro arriscar, com a polícia respondendo ao fogo, a que abandonem a perseguição e me deixem à mercê de um meliante.

Para o policial a missão é deter o elemento e garantir minha segurança. Se não conseguirem, falharam. Já para o bandido me deixar sair com vida nada mais é do que um favor que me faz.

14 Anderso Reis 18/07/2008 at 12:53 PM

Primeira visita minha nesse blog,e chego a ficar indignado com os comentários.Sei que vocês policiais tem que proteger a sua classe,mais o que não pode,é querer tapar o sol com a peneira e serem omissos.A vitima não tem que se abaixa ou se atracar com bandido,ele não é treinado para esse tipo de situação,o cara só ta querendo que aquilo acabe.Não adianta querer culpar um inocente,pela falta de preparo policial.A âcia de acabar com a criminalidade vem acompanhada pela de matar.Não sou policial,nem especialista em segurança.Por isso não vou comentar o que deveria ser feito.Só acredito em um puco de bom senso,calma, e ver a situação como um todo.Policial é igual a médico,não pode errar,por isso tem que se pensar sempre em todas as possibilidades,não imaginar e simplesmente sentar o dedo…E a respeito que policial tem medo,tem familia e etc,isso é verdade.Mas ele quendo fez a opção de entrar para a corporação assumio risco,logo ele sabe que pode ir mais não pode voltar.Mesma coisa é o marginal,ele assume o risco de ser marginal.Não tô querendo dizer que policial tem receber bala e ficar queto.Que revide,mais revide com responssabilidade.O marginal não tem nada a perder,mais o policial tá ali para proteger,morrer se for o casso,mais para proteger um inocente.Ser policial não é para todos,criou-se uma ludicidade a respeito da carreira policial,criada por uma ficsão barata.

15 Alexandre de Sousa 18/07/2008 at 2:25 PM

Anderso, vou relevar sua falta de atenção aos textos, devido a sua indignação. No calor da emoção as pessoas fazem coisas que, se não nos colocarmos no lugar dela, não entenderemos. Por isso entendo sua falta de atenção. Vamos lá.

1. Repare: “possivelmente eu teria matado…” e em outro texto “nós matamos o joão roberto”. Em nenhum momento tento tapar o Sol com a peneira. No texto anterior falei de problemas na seleção, no treinamento, na vontade que o policial tem de matar etc.

2. Sobre a vítima se abaixar eu disse: “Isso é algo que se faz instintivamente por sobrevivência numa situação dessas”, realmente não é treinamento, é instinto de sobrevivência. Eu faria mesmo se não fosse policial.

3. Em momento nenhum falei em despreparo ou culpei o inocente. Os policiais agiram como eu agiria e o a vítima não teve culpa. Foi uma fatalidade. Com bom senso e calma eu teria revidado os tiros que poderiam ter atingido a vítima.

4. Não tem quatro.

Obrigado por comentar, fique a vontade para continuara conversa!

16 Marcus Vincius 18/07/2008 at 2:37 PM

Situação dificil aquela. A vítima, no momento, não imaginou a situação que poderia vir a acontecer, que era os tiros da polícia.
Eu também teria revidado a agressão.

17 Benito 18/07/2008 at 3:27 PM

Bom Sequestros-relâmpagos ouso a dizer que é o pior tipo de ocorrência que um policial pode se deparar, um bandido tenso e acuado pois o objetivo inicial não foi alcançado, a vida do refem e dos colegas em jogo, situação de local geralmente adversa e mutável(em geral o bandido tem o refem como escudo e o policial está desprotegido, seja a pé ou em uma perseguição automobilistica) e o tempo curto de resposta(reagir ou não, deixar fugir? são decisões a serem tomadas em segundos, somado a tensao do próprio policial e a falta de treinamento específico e experiência neste tipo de operação (até pq as características vairam muito de caso para caso)são fatores que tornam esta ocorrência inponderável demais e o ideal é rezar para chegar apoio e que efetuado o cerco a situação se acomode (com o bandido cercado em um local “seguro” para demais “civis”)até a chegada de equipes especializadas em resgate de refens.
Mas fiz todo este paragrafo inicial(o que peço desculpas)para dizer que compreendo a dificuldade desta situação para o policial(até pq já fui um) mas todavia neste caso específico tenho que discordar um pouco da tese de mera fatalidade.
Analisando superficialmente o caso, apenas pelas imagens da tv, (na verdade não sabemos nem se a vitima era inocente mesmo) os policiais ultrapassaram a barreira da legitima defesa.
O vidro traseiro do carro da vitima não foi quebrado por balas, o que sugere que a troca de tiros não se deu quando a viatura seguia atrás do carro.
Tirando isso o carro foi alvejado nas duas laterais, se apenas o motorista atirou contra a VTR, não faria sentido disparar contra o passageiro.
Por fim, nada justifica a atitude dos PM`s após a parada do carro, em evidente omissão de socorro e adulteração de local do ocorrência ainda que se tratassem de bandidos mesmo.
Ou seja, uma coisa é diante de uma situação com refem, ocorrer uma fatalidade e o refem vier a óbito, outra coisa é policias fazerem pré-julgamento equivocados e sairem atirando em todos que tiverem naquela direção.
Enfim, possivelmente, em tese, eu teria matado Luiz Carlos Soares da Costa.
Mas no caso concreto, pelo menos superficalmente há evidências que seu óbito foi decorrência de precipitação inicial, somado com descaso após o tiroteio, possivelmente motivado pela falsa percepção de se tratar de um bandido e não de uma fatalidade.

Abç

18 NIVEA DA COSTA 18/07/2008 at 8:52 PM

Ah, esqueci de comentar, adorei as carinhas, Alexandre!NÍVEA

19 Alexandre de Sousa 19/07/2008 at 4:14 AM

Nivea, vc pode ter sua própria foto ou imagem que escolher, cadastrando-se em http://www.gravatar.com!

20 Marcio Garcia 21/07/2008 at 10:45 AM

Vejo que os policiais militares do rio estão agindo pressionados pela violência com que os bandidos atuam nessas diligências. Eu como policial militar, 41 anos, major da PMMG, vejo essa ação como um pouco precipitada. Ao perseguir carros com possíveis meliantes, o objetivo do policial é prende-lo e não matá-lo, e mesmo sendo alvejado por arma de fogo, o objetivo continua sendo parar o veículo. Nessa situação, claro que bem mais privilegiado do que os policiais, pq nesse momento me encontro dentro de minha casa, sentado confortavelmente, a atitude seria tentar parar o veículo, atirando nos pneus e mantendo uma certa distância para se proteger dos disparos. Enquanto isso solicitar reforço para fazer um cerco ao meliante e pará-lo. Eu como policial não atiraria na direção dos meliantes. Mas não os condeno culpados, fizeram o que acharam que deveria ser feito. 40% fatalidade – 60% falta de prudência.

21 Marcio Garcia 21/07/2008 at 10:54 AM

Só completando…aqui em Minas Gerais, o soldo do policial militar é aproximandamente 45% maior que no estado do RJ. O treinamento do soldado antes de ir para a rua é também 50% maior. O problema começa com o Governo…as fatalidades e ações desastrosas da PM ocorrem em qualquer lugar…mas…no RJ…somando as inúmeras falhas do sistema ( salário, carga horário , preparo , política de segurança…etc..) fa com que as estatísticas aumentem.

22 Antônio Carlos Grassi 21/07/2008 at 11:48 AM

1°- Perceguir dando ordem de parar.
2°- Cerco Pólicial.
3º- Atirar nós Pneus.
Ultima hipótese – Atirar no Agresor.

23 Valdemir Rangel 21/07/2008 at 6:35 PM

Sinto descordar dos colegas de farda. Sou policial militar
do Estado de São Paulo com 22 anos de carreira.É dificil
avaliar uma ocorrência estando fora dela, mas, no caso em
cotejo, infelizmente tenho que descordar com a atuação dos
policiais militares pelos motivos seguintes:
1) nada justifica a perda de vidas inocentes;
2) mesmo que o marginal estivesse efetuando disparos
contra os policiais estes poderiam pedir reforços pelo
rádio, promover o cerco policial e, assim, diminuir as
chances de acertar a vitima com o tiro do policial,
3)Nunca, mas nunca o policial deve efetuar disparos de arma
de fogo com veículo em movimento, pois, as chances de não acertar
o marginal é grande e, maior ainda, de acertar um inocente.
4) o marginal, apenas atira para garantir sua fuga. Com isso,
se os policiais tivessem mantido uma distancia segura do veiculo
suspeito e mantendo visualização, seria mais tecnico providenciar
o cerco que efetuar os disparos.
Com isso, penso que não justifica a atuação dos policiais. E os
policiais que pensam o contrario deixo a pergunta. E se o passageiro
do veículo fosse um ente querido seu?

24 Alexandre de Sousa 21/07/2008 at 8:57 PM

“E se o passageiro do veículo fosse um ente querido seu?”

Possivelmente eu teria matando um ente querido meu.

Que triste :/
Deus me livre e me guarde.

25 Anderso Reis 22/07/2008 at 12:52 PM

Caro Alexandre,fico muito feliz em você ter respondido o meu comemtário.Isso mostra que ele teve uma boa contribuição,para a discursão.Concordo com você na minha falta de atenção,até porque não li todos os textos.Quanto ao instinto de sobrevivência,discordo.Quem sofre um assalto fica paralizado,são raras as pessoas que conseguem raciocinar ou tomar algum tipode atitude,mesmo que involuntário.Os proprios orgãos de segurança dizem pera não fazer nem um tipo de movimento brusco.Não adianta eu te perguntar se você já sofreu um assauto,pois não teria a mesma visão de um cidadão comum.Como eu, você tambem mostra uma certa falta de atenção no meu texto.Não me refiro a você e sim a uma classe.Então fele por ela,e não por você.E no que diz respeito a culpar um inocente,não me referí a você em momento algum,e sim a uma visão geral de alguns comentário que tinha lido,acredito eu ter patido de alguns policiais que como você teria matado um inocente.Mais pensando melhor,durante alguns dias,com uma visão bem superficial,como a de um pilicial,me imaginei dentro da quela viatura no momento do acontecido.Cosequi perceber que não tomaria outra decissão se não revidar.Mas não seria o caso de tenter parar o carro?tipo,atirando nos pneus.
Muito obrigado pelo espaço,e um forte abraço.

26 Alexandre de Sousa 22/07/2008 at 2:08 PM

Anderso, entendi que você dirigiu-se aos policiais em geral e não somente a mim, ok. Os manuais técnicos dizem que o uso da força deve ser proporcional à força do oponente. Começa-se tentando parar o carro, com gestos, sinalizações verbais, por exemplo. O uso da força progride à medida que a situação requer. Saiba mais sobre o Modelo FLETC de Uso da Força:
http://agendadacidadania.blogspot.com/2008/04/tcnica-policial.html

27 Darli Rodrigues Candido 22/07/2008 at 7:51 PM

Primeiramente gostaria de dizer que a ação dos policiais em todos os casos (RJ)mostrados na TV são desastrosas. Por outro lado, os policiais de nosso país não são remunerados de acordo com o que merecem, como também não o são os professores dentre outras classes de heróis trabalhadores. Sou morador do querido Estado de Mato Grosso. Hoje,(22/07/08) assistindo programa de esportes da rede bandeirantes, vi imagens de PM do nosso estado, sendo agradidos por uma moça, que só podia estar endemonhado, levou uns empurrões e depois, a maioria da mídia criticou os policiais. Pode uma coisa dessa ?!?

28 Wiston 23/07/2008 at 11:08 AM

Todos nós avaliamos a ação que culminou na tragédia, porém, devemos analisar o fator psicológico que o policial enfrenta. A pressão é muito grande do perigo iminente e incessante que eles correm. Essa profissão era para ser assistida psicológicamente, finaceiramente, etc. É uma atividade diferenciada, afinal de contas, é a única que dá a vida pelas pessoas.

29 Mariana 24/07/2008 at 7:09 PM

Demorei pra ler o post, e não consegui ler todos os comentários, mas de qualquer maneira deveria ser regra atirar em última hipótese.
Ok, houve disparos.
não houve intensão de parar o veículo. Sabe aquilo que vemos em “Casos Policiais ” gringos?
Perseguições, barricadas, manobras para parar o carro etc etc?
Houve?
Portanto, despreparo novamente, atirar primeiro e perguntar depois.
Por isso são policiais. Eles DEVEM saber agir de maneira correta nessa hora.
Mais uma… quantas mais? A quem responsabilizar?

30 Márcio Camargo 26/07/2008 at 10:41 AM

Parabéns pelo Blog! Altíssimo nível e idéias reais. Nada de falação como se ve na TV. Mas fica 2 questões.
1ª) Quanto tempo se deve esperar o reforço? Dá tempo de esperar reforço numa perseguição?
2ª) O policial ainda mira nos pneus do veículo?

31 Pacato Cidadão 26/07/2008 at 3:46 PM

Constitucionalmente essa ação policial caracteriza-se crime por homicídio doloso pelo óbito proposital de Luiz Carlos infligido pela força policial militar do Rio de Janeiro.

Opiniões moralistas são inúteis perante as falhas das forças armadas evidênciadas repetidamente pela mídia capitalista e falsamente nacionalista em décadas de absurdos antropológicos televisionados.

Reflexos da baixa eficiência dos serviços públicos são lembranças do maior e real problema, gerador hediondo de crimes e genocídios modernos, o poder econômico, o dinheiro, a democracia.

Em respeito aos familiares e policiais.

32 tenente aldo 26/07/2008 at 3:51 PM

com 22 anos na rua, possivelmente eu faria o mesmo q a guarnição fez, infelizmente a vida de um inocente seria sacrificada.
nós pms não devemos preocupar com aqueles q só ficam lendo e pensando escrevem, nós que estamos lá, na hora do fato, temos nossas familias, nossos filhos, temos Deus, que ve e sabe de todas as coisas.
não se preocupem com “especialistas” em segurança, nossa ! como esse povo cresce, preocupemos com a nossa classe, marginalizada, mal paga e criticada.
o melhor é unirmos.

33 Integrante da APM 28/07/2008 at 2:52 PM

É relevante a opinião das pessoas que não vivem o dia-a-dia da polícia no Rio de Janeiro, são pessoas que acham que policiais têm que ser super-heróis,perfeitos, pra quem está de fora é fácil falar, quero ver na hora do acontecimento, do fato, se coloquem na condição dos policiais, e reavaliem se vocês também não fariam o mesmo.
Antes de criticarem o policiamento pàrem pra pensar no que falarão, ou então não falem besteira. Tá certo que existem policiais despreparados e de má fé nas ruas, mas não generalizem, pois não foi o que houve neste caso, eu também possivelmente, teria matado a vítima neste caso.
Ten. Alexandre, parabéns pelo blog, ótimo trabalho!

34 Vivi 06/08/2008 at 10:44 AM

Sou sobrinha do Administrador morto em confronto na Av Brasil no dia 14/07/08 …. Voces não tem idéia da dor que é perder uma pessoa daquele modo.Ainda mas meu tio tão lindo, cheio de projetos pela frente… Isso é muito para nossos corações. Que cidade é esta, tenhos mesmo é que morar no interior!!!! Longe de tudo!!!! ” A minha única alegria, é que sei que encontrarei meu tio na gloria, conto os segundo pra isso acontecer”. DEUS ESTÁ VOLTANDO!!! CREIO!!!

35 PM_ESQUIZOFRÊNICO 07/08/2008 at 10:58 AM

EU TAMBÉM, PROVAVELMENTE TERIA COMETIDO O MESMO “EQUÍVOCO”!
MAS, VEJAM SÓ O QUANTO É DIFÍCIL O TRABALHO POLICIAL.
MUITOS CONHECEM O VÍDEO DO FBI, QUE É ASSISTIDO EM MUITOS CURSOS DE FORMAÇÃO POLICIAL. EIS O RESUMO:
- 02 AGENTES DO FBI REALIZAM BUSCA EM UMA RESIDÊNCIA. AO CHEGAREM, DEPARAM-SE COM UMA VELHINHA BASTANTE IDOSA, FAZENDO TRICÔ. IGNORAM-NA E COMEÇAM AS BUSCAS. AO VIRAREM AS COSTAS PARA A “PIEDOSA VELHINHA”, ESTA PUXA UMA ESPINGARDA DE DEBAIXO DOS TECIDOS DO TRICÔ E ALVEJA OS 02 AGENTES, QUE MORREM ALI MESMO!

O VÍDEO NÃO É ILUSTRAÇÃO! PENA QUE EU NÃO O TENHA!

EU, POR EXEMPLO, QUANDO TRABALHAVA, APRENDI QUE ATÉ O “BEBÊ DE CHUPETA”, VAI VOMITAR VENENO EM MIM. DESDE QUE EU VI UM COMPANHEIRO MORTO, POR 02 ADOLESCENTES DE 12 ANOS!

36 PM_ESQUIZOFRÊNICO 07/08/2008 at 11:12 AM

QUASE MATEI MEUS 03 IRMÃOS!
EM 1997, MORAVA EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS, UMA CIDADE NO “ENTORNO”(é assim que se convencionou por aqui) DE BRASÍLIA, CONHECIDA PELO GRANDE NÍVEL DE VIOLÊNCIA.
EM UMA NOITE DAQUELE ANO, 03 DE MEUS IRMÃOS VIERAM DO TOCANTINS SEM ME AVISAREM QUE VIRIAM E QUE TAMBÉM TINHAM UM NOVO VEÍCULO, O QUAL ESTACIONARAM NOS FUNDOS DE MINHA CASA, POIS NÃO QUERIAM ME ACORDAR. AO ACORDAR PELA MADRUGADA PARA TRABALHAR, VI O VEÍCULO NOS FUNDOS DA CASA E PERCEBI OS 03 “ELEMENTOS”. FUI ATÉ UM POSTO POLICIAL E TIVE O APOIO DE UM COLEGA DA PMGO. ABORDAMOS O VEÍCULO E SÓ QUANDO CHEGUEI PRÓXIMO AO “CARONA”, PERCEBI QUE SE TRATAVA DE UM IRMÃO, QUE ERA DA PMTO. ELE POR SUA VEZ JÁ HAVIA APONTADO A ARMA PARA NÓS!

Leave a Comment

Spam protection by WP Captcha-Free

Previous post: Gerador de Notas Oficiais: dando uma mãozinha para governadores

Next post: A conjuntura macroeconômica da globalização e o seu impacto sobre a sociedade marginalizada