O G1 não fez nem um, nem outro. Só fez um pouco de generalização e supressão de palavras, mas nada que fuja do normal. Além de não fazer nenhum link para os blogs, como bem notou o BlogueIsso.
Infelizmente, na reportagem “Blogs de PMs do Rio revelam descontentamento na internet“, o Diário de um PM, foi mostrado apenas como um blog anti-Viva Rio. Esqueceram-se, ou não viram, o voto de confiança que dei anteriormente à ONG:
Logo o Viva Rio, que dentre outros esforços conjuntos, somou-se à PMERJ no Seminário A Polícia que Queremos. [...] Para dar uma reviravolta nessa linha do tempo e mostrar o contrário do que a história vem mostrando, conclamo o Viva Rio a aceitar o desafio do autor do artigo Viva Quem? e começar a mostrar maior preocupação também com as vítimas. [...] E então Viva Rio, será que nos próximos episódios estarei aqui puxando um “viva” ao Viva Rio?
Foi uma tremenda decepção quando vi notícia da proposta do cessar-fogo ao mesmo tempo que eu perdia mais um companheiro de farda, dessa vez um amigo com quem tive a felicidade de conviver na Academia de Polícia Militar. Momentos antes da morte do Tenente Rodrigues, eu ouvi e seguinte pérola do diretor desta ONG:
“Nós não podemos ficar à mercê da decisão do bandido: se ele atira, ou não, para, depois, a polícia agir. A polícia tem que impor ao bandido um ambiente onde atirar fique difícil. É uma decisão difícil e eu não sei como fazer isso. Mas a polícia tem que saber. Então, nós vamos insistir na pergunta para que eles respondam e, juntos, enfrentemos o problema”. (RJTV 2º Edição do dia 28/03/07)
Minha intenção não é atacar instituições ou pessoas, é discutir idéias. A idéia do Seminário A Polícia Que Queremos, por exemplo, foi ótima. Já essa aí do cessar-fogo… nhan.
Renovo aqui minhas esperanças de que o Viva Rio e as comunidades estejam junto conosco, dando a localização exata de paióis de armamentos, bocas de fumo, homizio de traficantes, etc. Para que, com essas informações, nosso blindado possa entrar na comunidade direto para o seu objetivo, poupando vidas e diminuindo a possibilidade de confronto.
A tão sonhada prisão sem dar um tiro sequer, lembra? Ações de inteligência. Sem acordo com bandidos.



{ 17 comments… read them below or add one }
Dou meu apoio. Tenho um irmão na PM e realmente dou meu apoio. Bom ver policiais que acreditam na melhora, muito bom, fico feliz de ver um blog como esse. Já sobre a reportagem do G1, cheguei aqui atráves dele, então, mesmo com a difamação que você mesmo apresentou no último post, ele pode ser um bom agente divulgativo. Agora vou marcar presença aqui sempre, espero ajudar comentando e dando minha opinão também. Boa sorte! Você conta com o meu apoio e espero que esse apoio, um dia, seja mais do que apenas um comentário.
Um abraço!
Jornalismo preguiçoso…
Tira conclusões de achismos e não consegue se quer fazer uma análise isenta e de qualidade, com base sólida para argumentações.
Fácil e difícil
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse
sua opinião…
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.
E você meu amigo faz isso muito bem!
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias…
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.
E quando erramos pagamos com própria vida!
Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir…
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a
mesma…
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.
Saber o que fazer… em segundos como na maioria das vezes acontece.. não
é nada fácil…que tudo isso te de força para continuar seu trabalho que
ótimo
que eu tenho a certeza que não é para atacar ninguém…Afinal meu amigo vivemos
numa democracia ou não?
Todos tem o direito de expressão !
Será que quem leu esse post teve tempo para ler os outros?
Acho que não…por que não entenderam qual é a sua proposta.não
queremos acordo com bandidos , queremos prende-los.
É um absurdo! como se não bastasse as pessoas que moram nessas comunidades
serem obrigadas a fazer acordo com esse tipo de “gente” querer que a policia
faça isso também já é de +.
como você disse queremos informações.
Um grande beijo!…conte sempre comigo!
Lia-RJ
É rapaz.. Falaram que seu post sobre o cessar-fogo era anônimo e no meu Blog as postagens e os comentários não eram minhas opiniões. hehehe
A reportagem saiu bem superficial, feita provavelmente por alguém que recebeu uma missão de cumprí-la e não se interessou nem em pesquisar o funcionamento dos Blog’s.
Mas valeu pela repercussão, já que faz exatamente o que, pelo menos eu, procurava: os civis verem nosso trabalho e perceberem que na Polícia Militar existem pessoas inteligentes, que podem discutir sobre nossa função, a segurança pública, além de ouvir suas opiniões, que devem ser passadas para que possamos melhorar nossos serviços.
Abraço de Sousa e parabéns.
Nós estamos vivendo a panacéia. Organizações como o VIVA RIO depontam como as mais bem intencionadas, enchem-nos de estudos pretensamente acadêmicos e apontam soluções para problemas excepccionalmente complexos com a autoridade do Cristo que expulsou os vendilhões do templo. Ora, eu há muito me fartei desses intelectuais eloqüentes, de apreciável currículo acadêmico, dispostos a apresentar suas novas teorias aos políticos “da hora”, sobretudo se lhes for assegurada alguma “boquinha” no governo. E que boquinhas!!!….
Eu já vi Sociólogos recomendando a criação de batalhões de policiamento comunitário, com uniforme e estruturas próprios, recrutando pessoal sem exigência de escolaridade, que operariam exclusivamente naquelas áreas, se deslocando de bicicleta, munidos de rádios…conquanto o projeto não falasse nas armas eu cheguei a supor que eles empregariam as armas cedidas pelos traficantes, num acordo habilmente intermediado pela associação de moradores local; porém (como fuiestúpido e maldoso) é claro que tais unidades policiais só seriam implantadas nas áreas “depois de devidamente liberada do controle por parte do tráfico”. Ora eu podeira ser maldoso, mas a ingenuidade de achar que o tráfico manter-se-ia afastado de bom grado daqueles que foram seus domínios também é algo duro de engolir. A mesma autoridade sugeriu colocar o batalhão da PMERJ na Maré com acesso unicamente pelo interior da comunidade, a fim de “marcar presença”. Claro que não era o sociólogo que teria de saltar do ônibus na Av. Brasil, e seguir à pé; ou ainda, na melhore das hipóteses, ficar “de bobeira pista” esperando o ônibus da unidade ir buscá-lo.
Digo e não canso de repetir que a polícia e a população se tornam cobaias nesses experimentos de segurança pública. De qualquer forma, esse pessoal que só joga convera fora e vive à cata de subvenção pública e privada não está nada incomodado com isso. Intelectuais simpáticos ainda não são alvo prioritário do crime; aliás, pelo contrário, muitos deles são seus clientes em atividades que vão do lícito ao impublicável. Anos atrás, eu apartei um Deputado Ecológico do PT do Rio, quando ele defendia o recolhimento obrigatório de todas as armas em mãos dos civís (que, ele dizia, serem grandes motores da violência) e sugeri-lhe, em contrapartida, tornar obrigatória testagens aleatórias de consumo de entorpecentes para os detentores de altos cargos públicos (no executivo, legislativo e judiciário), bem como nas forças policiais…O nobre parlamentar me disse que tal conduta (de efetuar as testagens e descobrir quem é quem) feriria os direitos e liberdades do individuai…rs
No afã de despontar na mídia com pretensas SOLUÇÕES para os problemas de segurança pública os pronunciamentos das “estrelas” estão cheios de “citações inteligentes” porém que soam vazio para nós que conhecemos o problema por dentro. Papos como “As forças armadas devem atuar nas fronteiras”; “a Marinha deve impedir a entrada de armas por via marítima”; “a Aeronáutica deve exercer rígido controle do espaço aéreo, sobretudo mapear e policiar o uso das pistas de pouso clandestinas”; ” a inteligência é vital para o êxito das operações policiais”…ficam muito bonito na telinha, no rádio ou nas páginas dos jornais, porém os seus autores NJUNCA explicam COMO FAZER!!! Claro, eles não sabem, e na maioria das vezes não estão nem aí para as opiniões de quem sabe e faz! Obrigatoriamente se deveria ouvir e considerar a apreciação do homem de ponta, do policial, aquele que conhece do seu trabalho, que não tem apadrinhamento político, que não mora em apartamento caro nem em bairro da moda, que tem de suar num segundo emprego (ou “bico”) para complementar seu salário e que, em última instância, é quem sempre está na linha de fogo, “secando o gelo”.
Essa história de cessar fogo é uma piada! Seria o definitivo RECONHECIMENTO DO PODER DO CRIME! Nós reconhecemos tacitamente que há um grupo que exerce a nefasta atividade antijurídica e culpável no âmbito da comunidade; reconhecemos que eles, ao arrepio da Lei, clandestinamente, dispõe de armas de fogo poderosas, das quais não se despojarão e ainda estabelecemos com eles um pacto de não-agressão mútua…é isso mesmo??? Sob o beneplácito do VIVA RIO??? Com o aval do William da Rocinha???
Será que há ingênuos que imaginam que o Poder Constituído (aquele que é obrigado a respeitar as decisões judiciais e não revistar as mochilas de crianças num cenário tático conflagrado) devesse firmar acordo com os grupos que utilizam as crianças como mulas para o transporte de armas e drogas, que profanam cemitérios escondendo explosivos em sepulturas, que escondem bombas de fabricação artesanal em escolas? rsrsrsrs
E os traficantes respeitariam mesmo o “cessar-frogo”? Como confiar na palavra de alguém que optou por dedicar-se profissionalmente a uma atividade criminosa? Já é difícil crer nos nossos políticos, que nos pungam disfarçadamente, quanto mais acreditar, de bom coração, naqueles que dão tiros à esmo com armas vedadas ao uso civil?
Aliás as armas dos criminosos são do tipo que não seriam abrangidas pelo desarmamento que se propôs (e que na prática será efetivado em poucos meses, quando o cidadão premido pelas suas despesas e sem o concurso do dinheiro não contabilizado que sobra aos políticos e aos amigos aloprados do Poder se vir diante da clandestinidade por não poder pagar pelo “novo” registro); e nunca vi uma ONG fazer capanha pelo desarmamento do traficante.
Quanto tempo demoraria para que os criminosos da facção “A” fossem ao território da facção “B” só pra bagunçar a nova ordem estabelecida e imputar a culpa aos “inimigos”???
Alguém já viu manifestação da população de uma comunidade em face de uma guerra de quadrilhas, apelando ao Estado por segurança?
Pô, isso tudo me parece piada! E de um puta mal gosto!!!
Parabéns pelo seu blog. Eu, pelo menos, torço para que todos os PMs tenham a possibilidade de realizar o trabalho de combate ao crime com a maior eficiência possível. Nem que para isso tenha que utilizar ferramentas da Internet, como os blogs.
Vou citar algumas palavras do nosso Senhor Jesus Cristo.
“Pai, perdoa eles pq não sabem o que falam”
rsrsrrs
Me refiro a matéria do G1.com é claro. Nada em relação aos comentário.. que fique claro!
Sinceramente não acredito que a PM tenha noção do poder de um blog e saiba realmente ultilizá-lo. Nem a imprensa brasileira ainda sabe.
gd ab
Julio,
Eu concordo com vc. Os blogs são ferramentas relativamente novas e isso vai levar certo tempo. Estamos aprendendo ainda, tanto blogueiros, intituições, imprensa…
A Polícia Militar já se mostrou aberta a essa novidade. Aprender a utilizar será somente um questão de tempo.
É assim mesmo Capitão,
Nunca sai do jeito que a gente gostaria, mas saindo, já tá bom. Isso é divulgação e divulgação gera curiosidade,. que por sua vez gera visitas. Os visitantes chegam e checam qualquer dúvida que tenha ficado no ar devido a matéria. Saldo final: positivo.
Essa é a primeira visita que faço ao seu blog e foi por intermedio da matéria do G1, acredito muito no poder da comunicação, mas com isso não quero dizer que confio, para toda informação ser honesta é imprescindível um valor moral que a suporte, no caso, a sinceridade, os jornalistas fazem um trabalho repetitivo e por esse motivo se tornam seres automatizados que devem apenas concluir uma pauta, preencher um espaço grafico e, assim, os tais valores morais acabam se pertendo em meio aos automatismos e os interesses dos editores, na mídia falta o olho no olho, o rosto vermelho.
Nesse momento estou escrevendo do exterior geografico, na Europa, fisicamente estou longe demais do nosso país mas com o avanço tecnologico ao menos “intelectualmente” posso me aproximar, e essa é a primeira grande maravilha da internet, mas nem tudo são flores, apesar do grande potencial comunicativo de nada valerá a mais avançada tecnologia se a verdade não prevalecer, não existe sinceridade quando se falam com as massas, seja do alto do palanque ou dentro da telinha, meno male que os blogs conseguem em parte atenuar a distancia entre os interlocutores.
Conheci o Rio, suas ruas, suas musas, seus tiroteios e praias, e sei que muito de mágico se escondem por essas terras, a meu ver muito mau tratada e por demais hedonista.
Boa continuação!
Alexandre, não sei se você viu…
Ontem, em uma reportagem do SBT Jornal, aquele que o Carlos Nascimento apresenta já quase na madrugada, apareceu uma imagem aqui do seu blog.
Só perdi o início da matéria, então, sinceramente, não sei exatamente qual era a pauta…
Mas muito chique, hein! ;-)
Não vi Roberta!
Perdi mais essa… pena que o SBT não disponibiliza os vídeos das reportagens como a Globo, pq aí daria pra gente ver.
Obrigado Alexandre. Nunca havia visto o blog de um pm antes, achei bem pertinente. São iniciativas como estas que fazem cair os lugares-comuns que permeiam os diálogos cotidianos sobre o descrédito quanto aos pms. Boa sorte na sua empreitada.
Abraço
Obrigado por me vingar
e cade akele jardim florido?
{ 1 trackback }